Práticas informacionais entre bibliotecários(as) de referência e usuários(as) LGBTQIA+

uma reflexão epistêmica sobre a construção social e coletiva da informação gênero-sexualidade em Bibliotecas

  • Sergio Rodrigues de Santana Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maytê Luanna Dias de Melo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumen

Pesquisar epistemologicamente as ações dos(as) bibliotecários(as) de referência no seu habitat é imperativo para compreender suas práticas informacionais na interseção das dimensões social, cultural e intersubjetiva, em que esta última se refere à conexão de duas mentes ou mais que refletem juntas, afetam-se mutuamente, tendo a informação como vetor. Por sua vez, a informação gênero-sexualidade como vetor é o conjunto de conteúdos informacionais e comunicacionais que promove ressignificação e harmonização dos corpos e mentes LGBTQIA+. O estudo visa refletir sobre o processo de referência, ao qual as práticas informacionais (ações/práticas) estão atreladas no seu fluxo, adotando uma abordagem hermenêutica e qualitativa, o método compreensivo-descritivo-interpretativo, o fio teórico nos estudos de serviço e processo de referência; as 5 Leis de Ranganathan e as práticas informacionais, bem como a informação gênero-sexualidade por usuários(as) LGBTQIA+. Teve orientação epistêmica interdisciplinar de campos entre Biblioteconomia e Ciência da Informação, e a utilização do software CorelDRAW para construção de ilustrações epistêmicas. A busca e o acesso da informação gênero-sexualidade através do serviço de referência na relação entre bibliotecários(as) de referência e usuários(as) LGBTQIA+ têm o potencial para construção social e coletiva da informação gênero-sexualidade no âmbito da biblioteca. Contudo, elas somente podem ocorrer por meio de ações conscientes dos(as) bibliotecários(as) de referência.

Biografía del autor/a

Sergio Rodrigues de Santana, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Editor da Folha de Rosto, atuando como designer editorial. Mestre e doutorando em Ciência da Informação, ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPG-CI/UFPB). Tem licenciatura em Psicologia e formação de Psicólogo (CRP 13/7901) ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é especialista  em 'Ensino e Interdisciplinaridade' pela Uniasselvi. Coordenou o seminário on-line? Lives e olhares livres: a população LGBTQIA+ no contexto da pandemia da Covid-19?, promovido pelo GEINCOS e IMCLUSOS da UFPB. Desenvolveu atividades nos programas PIVIC, PIBIC, PIBIT, PROLICEN e MONI-TORIA (História da Psi). Como designer gráfico desenvolve trabalhos voltados ao contexto científico, como logomarcas, capas de livros e periódicos científicos, posters, folders, certificados entre outros.

Maytê Luanna Dias de Melo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB- Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB.

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Publicado
2022-04-29
Cómo citar
SANTANA, S. R. DE; MELO, M. L. D. DE. Práticas informacionais entre bibliotecários(as) de referência e usuários(as) LGBTQIA+: uma reflexão epistêmica sobre a construção social e coletiva da informação gênero-sexualidade em Bibliotecas. Folha de Rosto, v. 8, n. 1, p. 249-276, 29 abr. 2022.
Sección
Artigos