Monumentos escravocratas em ruínas

enlaces entre informação, memória e estudos decoloniais

  • Igor Oliveira da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Gracy Kelli Martins Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumen

O objetivo central do estudo é refletir, à luz dos estudos decoloniais, sobre como as reivindicações étnico-raciais, geradas no âmbito dos Novos Movimentos Sociais, impactam a ressignificação da memória nacional. Trata-se de um artigo para cujo desenvolvimento foi adotada uma abordagem sociocultural da informação, que enfoca os protestos globais ocasionados a partir do ano de 2020 acerca dos monumentos públicos contruidos para homenagear personagens ligados ao tráfico escravista, ao colonialismo e às diversas expressões de racismo. Como procedimento metodológico, procedeu-se a uma pesquisa exploratória por meio de uma revisão bibliográfica. Apresenta algumas discussões acerca da (des) colonialidade do poder e do saber, para dar visibilidade aos saberes produzidos pelos grupos que não integraram a visão eurocêntrica do conhecimento; mostra como a Ciência da Informação pode contribuir para representar a produção intelectual do conhecimento construído socialmente por um grupo de sujeitos subalternizados pela episteme eurocêntrica; analisa como os Novos Movimentos Sociais exercem o contrapoder e se constroem por meio de um processo de comunicação autônoma e livre do controle dos que detêm o poder institucional para combaterem as amarras coloniais; mostra como surgem as discussões sobre o conceito de documento/monumento e os relaciona com o movimento denominado de contramonumento e a reivindicação discursiva que dá voz às vozes silenciadas e esquecidas; apresenta o contexto histórico e social de personagens como Cristóvão Colombo (1451-1506), Thomas Jefferson (1743 – 1826) e George Washington (1732 – 1799), cujas estátuas foram retiradas/apedrejadas em decorrência das disputas sociais permeadas de questões políticas e ideológicas antagônicas; descreve como o contramonumento atinge o cenário brasileiro, a partir do monumento do bandeirante paulista Manuel Borba Gato (1649 – 1718), cujo monumento foi queimado por movimentos que reivindicavam o sentido heroico atribuído a um personagem ligado à caça e à escravização de índios e negros. O artigo também analisa as iniciativas de reparação histórica. Para isso, aborda o recente debate sobre o Projeto de Lei Federal 5296/2020, o Projeto de Lei Municipal 47/2021 e a atuação dos museus na guarda dos monumentos históricos polêmicos que devem ser contextualizados mediante a educação patrimonial. Conclui que os monumentos públicos são objetos informativos que representam determinados eventos históricos que despertam a memória dos grupos que sofreram alguma consequência dos atos praticados por seus personagens.

Biografía del autor/a

Gracy Kelli Martins, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Marília/SP. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atua nas áreas de Organização e Representação da Informação/ Conhecimento; Representação e Mediação da Informação; Estudos de gênero; Fundamentos teóricos e memória na Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Citas

ALMEIDA, Vitória Gomes. Patrimônios e matrimônios: intersecções entre (de)colonialidades, raça, gênero e memória. Tese (Doutorado) – Curso de Doutorado em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/FJA/Downloads/PATRIMONIOS_E_MATRIMONIOS_Interseccoes_e%20(1).pdf. Acesso em: 16 out. 2022.
ARAUJO, A. V. de F.; OLIVEIRA, L. M. B. de; GRACIOSO, L.; SILVA, M. D. P. da. Decolonialidade e Ciência da Informação: veredas dialógicas. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e5828, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5828. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5828. Acesso em: 15 jul. 2022.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 5296/2020, 31 de outubro de 2020. Brasília: Câmara dos Deputados, 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2265657. Acesso em 18 out. 2022.
BRASIL. Câmara Municipal de São Paulo. Projeto de Lei nº 47/202, 02 de fevereiro de 2021. São Paulo. Disponível em: https://splegisconsulta.saopaulo.sp.leg.br/Home/AbrirDocumento?pID=264347. Acesso em: 18 out. 2022.
BRIET, Suzanne. O que é a documentação? Tradução de Maria de Nazareth Rocha Furtado. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/. Acesso em: 16 out. 2022.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar. 2003.
CASIMIRO, Giovanna Graziosi. O patrimônio Open Source. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-08062021-151941/publico/TEGiovannaGraziosiCasimiro_REV.pdf. Acesso em: 16 out 2022.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 271 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php. Acesso em: 16 out. 2021.
COHENT, William. Thomas Jefferson e o problema da escravidão. Estudos Avançados, v. 14, n. 38, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/Q3FvbdvfdBxB8J38y3wmwKG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 29 out. 2022.
GOODWIN, Jeff; JASPER, James Macdonald; POLLETTA, Francesca. The Return of the Repressed: the fall and rise of Emotions In Social Movement Theory. Mobilization: An International Journal, 2000, v. 5, n. 1, p. 65-83. Disponível em: http://www.socsci.uci.edu/~polletta/Articles%20and%20Book%20Chapters_files/Retur n_of__repressed.pdf. Acesso em: 27 jul. 2022.
GRACIOSO, Luciana de Souza; COSTA, Luzia Sigoli Fernandes; OLIVEIRA, Jhonny Passos de. O bem viver enquanto utopia ou epistemologia para a Biblioteconomia. In: CARDONA, Natália Duque; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês (Orgs.). Epistemologias latino-americanas na Biblioteconomia e Ciência da Informação: bibliotecas desde Abya Yala e as sociedades e culturas na perspectiva sul. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2021. [Selo NYOTA].
GUTIÉRREZ, Antonio L. Garcia. Tout droit: Iniciación a la desclasifi cación. Asociación cultural y científica ibero-americana, 2022.
HABERMAS, J. New social movements. Telos, New York, n. 49, p. 33-37, 1981.
LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org.). Buenos Aires: CLACSO, setembro de 2005.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão [et al.]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
LE FOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio. 2006.
MARTINS, Ana Amélia Lage. Informação e movimentos sociais sob a perspectiva do campo social da Ciência da Informação: uma análise a partir da Marcha das Vadias. 174p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A8SGYA. Acesso em: 27 set. 2022.
MIGNOLO, WALTER. Desafios decoloniais hoje. In.: BORSANI, María Eugenia; QUINTERO, Pablo (orgs.). Los desafíos decoloniales de nuestros días: pensar en colectivo. 1 ed. Neuquén: EDUCO - Universidad Nacional del Comahue, 2014.
NASCIMENTO, Gabriel. Entre o lócus de enunciação e o lugar de fala: marcar o não marcado e trazer o corpo de volta na linguagem. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n (60.1): 58-68, jan./abr. 2021.
NOBLE, André Winter. Primeiras considerações sobre o Contramonumento. 2020. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/49722/49722.PDF. Acesso em 16 out. 2022.
OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg. Apresentação. In.: Memória: interfaces no campo da Ciência da Informação. Brasília: Ed. UNB, 2017.
OTLET, Paul. Tratado de Documentação. Brasília: Briquet de Lemos. 2018.
PICHARDO, Nelson A. New social movements: a critical review. Annual Review of Sociology, n. 23, 1997, p. 411-430.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.
SILVA, I. O.; MARTINS, G. K. Apropriação da memória pela Ciência da Informação e o papel legitimador das Instituições de Memória. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 109562, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.109562. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/109562. Acesso em: 11 out. 2022.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG. 2010. Disponível em: https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/. Acesso em: 16 out. 2022.
TOURAINE, Alain. Le retour de l'acteur. Paris: Librairie Arthème Fayard, 1983.
Publicado
2024-01-09
Cómo citar
SILVA, I. O. DA; MARTINS, G. K. Monumentos escravocratas em ruínas: enlaces entre informação, memória e estudos decoloniais. Folha de Rosto, v. 9, n. 2, p. 7-26, 9 ene. 2024.
Sección
Dossiê: Estudos críticos em Mediação, Organização e Representação da Informação