Inovação, conhecimento e competência em informação nas organizações
Resumo
O avanço tecnológico aliado ao processo de globalização modificou a forma como as organizações criam seus produtos, serviços, processos, conhecimentos e inovação, requerendo dos profissionais que delas fazem parte uma competência informacional. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar como se desenvolve o processo de inovação, do conhecimento e da competência em informação nas organizações. Para o procedimento metodológico foi realizada uma revisão bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa. A inovação nas organizações trata-se de uma implementação nos produtos, serviços e procedimentos, como também se refere a adoção de um novo método de marketing, de propaganda, de gestão, etc., e para que haja geração de inovação nas organizações, os empreendedores devem atentar para a aplicação de fontes de conhecimentos internos e externos à organização. O conhecimento pode ser utilizado nas organizações para sanar problemas existentes, podendo este ser implícito ou explícito, desenvolvido na mente dos profissionais a partir de suas vivências, valores e experiências. A competência em informação se refere à capacidade que os sujeitos possuem de aprender e ensinar competências necessárias para a comunicação e o desenvolvimento de atividades nos diversos ramos organizacionais. Compreende-se que esses três elementos são primordiais para que as organizações consigam gerenciar as informações, os recursos humanos e materiais, bem como se tornem altamente competitivas no mercado no qual estão inseridas.
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