Inovação, conhecimento e competência em informação nas organizações

  • Paulo Ricardo Silva Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Palavras-chave: Competência em informação, Inovação, Conhecimento, Informação

Resumo

O avanço tecnológico aliado ao processo de globalização modificou a forma como as organizações criam seus produtos, serviços, processos, conhecimentos e inovação, requerendo dos profissionais que delas fazem parte uma competência informacional. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar como se desenvolve o processo de inovação, do conhecimento e da competência em informação nas organizações. Para o procedimento metodológico foi realizada uma revisão bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa. A inovação nas organizações trata-se de uma implementação nos produtos, serviços e procedimentos, como também se refere a adoção de um novo método de marketing, de propaganda, de gestão, etc., e para que haja geração de inovação nas organizações, os empreendedores devem atentar para a aplicação de fontes de conhecimentos internos e externos à organização. O conhecimento pode ser utilizado nas organizações para sanar problemas existentes, podendo este ser implícito ou explícito, desenvolvido na mente dos profissionais a partir de suas vivências, valores e experiências. A competência em informação se refere à capacidade que os sujeitos possuem de aprender e ensinar competências necessárias para a comunicação e o desenvolvimento de atividades nos diversos ramos organizacionais. Compreende-se que esses três elementos são primordiais para que as organizações consigam gerenciar as informações, os recursos humanos e materiais, bem como se tornem altamente competitivas no mercado no qual estão inseridas.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bacharel em Administração Pública, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Bacharel em Direito, pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL). Especialista em Gestão da Qualidade na Administração Pública, pela UNEAL. Especialista em Direito Administrativo, Especialista em Direito Aplicado à Educação e Especialista em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Campos Elíseos (FCE). Especialista em Direito Público, Pela Faculdade Legale.  

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Publicado
2022-01-09
Como Citar
LIMA, P. R. S. Inovação, conhecimento e competência em informação nas organizações. Folha de Rosto, v. 7, n. 3, p. 231-253, 9 jan. 2022.
Seção
Artigos