AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE IES PÚBLICAS DO CEARÁ
Resumo
O tema sustentabilidade apresenta-se como dimensão de destaque nas Instituições de Ensino Superior (IES), na medida em que o papel da universidade pode impactar diretamente o desenvolvimento sustentável da sociedade. Nesse aspecto, os programas de pós-graduação em Administração podem apresentar papel de protagonista, haja vista possuírem os conhecimentos e habilidades necessárias para o compartilhamento de ações sustentáveis. Diante desse contexto, o presente trabalho possui como objetivo geral avaliar o nível de sustentabilidade nos programas de pós-graduação em Administração em IES públicas do Ceará. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa quantitativa do tipo exploratória. A técnica para coleta de dados foi a aplicação do instrumento denominado Assessment Instrument for Sustainability in Higher Education (AISHE) versão 2.0. Constatou-se que os programas de pós-graduação se encontram em estágios iniciais de desenvolvimento sustentável quanto às dimensões de identidade, operações, educação, pesquisa e-sociedade do instrumento AISHE 2.0. Constatou-se ainda, que o PPG1 não se encontra em um estágio sistematizado, haja vista apresentar mediana igual a zero. Por outro lado, o PPG2 apresenta mediana igual a 2, com estágio orientado para processos.
Copyright (c) 2024 Ciência e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.