AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE IES PÚBLICAS DO CEARÁ

  • Domingos Albano Matos de Menezes Faculdade Metropolitana de Horizonte (FMH) / Pós-graduação em Administração
  • Brenno Buarque de Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração
  • Ezequiel Alves Lobo Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração
  • Patrícia Araújo Silva Universidade Federal do Ceará / Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional-
  • Francisco Roberto Pinto Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração
Palavras-chave: Interdisciplinar

Resumo

O tema sustentabilidade apresenta-se como dimensão de destaque nas Instituições de Ensino Superior (IES), na medida em que o papel da universidade pode impactar diretamente o desenvolvimento sustentável da sociedade. Nesse aspecto, os programas de pós-graduação em Administração podem apresentar papel de protagonista, haja vista possuírem os conhecimentos e habilidades necessárias para o compartilhamento de ações sustentáveis. Diante desse contexto, o presente trabalho possui como objetivo geral avaliar o nível de sustentabilidade nos programas de pós-graduação em Administração em IES públicas do Ceará. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa quantitativa do tipo exploratória. A técnica para coleta de dados foi a aplicação do instrumento denominado Assessment Instrument for Sustainability in Higher Education (AISHE) versão 2.0. Constatou-se que os programas de pós-graduação se encontram em estágios iniciais de desenvolvimento sustentável quanto às dimensões de identidade, operações, educação, pesquisa e-sociedade do instrumento AISHE 2.0. Constatou-se ainda, que o PPG1 não se encontra em um estágio sistematizado, haja vista apresentar mediana igual a zero. Por outro lado, o PPG2 apresenta mediana igual a 2, com estágio orientado para processos.

Biografia do Autor

Domingos Albano Matos de Menezes, Faculdade Metropolitana de Horizonte (FMH) / Pós-graduação em Administração

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente ocupando os cargos de analista de inovação do Grupo Aço Cearense e professor de pós-graduação da Faculdade Metropolitana de Horizonte (FMH). Em complemento ao histórico profissional, atuei como Analista Técnico da área de Inteligência do SEBRAE-CE. Na área acadêmica atuei como Pesquisador Júnior junto a Fundação estadual do Ceará (FUNECE) e Agente Local de Inovação (Bolsista Nível SB CNPQ/SEBRAE) desenvolvendo estudos sobre: i) Desenvolvimento Territorial; ii) Sustentabilidade e iii) Inovação.

Brenno Buarque de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração

Doutorando e Mestre em Administração, com foco em Inovação, pela Universidade Estadual do Ceará. Atuo como professor-pesquisador e profissional na área de Inovação, buscando continuamente aperfeiçoamento acadêmico e profissional na área. Durante o mestrado estudei como o empreendedorismo, as redes e a capacidade de conversão de conhecimento influenciam as spin-offs acadêmicas (empresas criadas a partir de conhecimento científico) e as startups em sua evolução tecnológica e seu desempenho organizacional. Minha tese de doutorado segue na mesma linha, buscando compreender como as políticas públicas estão relacionadas com o desenvolvimento das capacidades dinâmicas nas empresas intensivas em conhecimento. Tenho interesse em temas relacionados a Inovação, Redes, Colaboração, Cidades, Ciência, Tecnologia, Empreendedorismo e Educação.

Ezequiel Alves Lobo, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará onde fui Bolsista de pesquisa CAPES de 2018 - 2020. Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza onde fui bolsista de iniciação científica e monitor institucional. Pesquiso na área de inovação, com ênfase nos temas relacionados a Inovação e desempenho empresarial, Financiamento da inovação, Redes organizacionais, Orquestração da Inovação, Inovação Social, Inovação e empreendedorismo, Inovação inclusiva, Inovação e sustentabilidade. Participante do grupo de pesquisa em Economia da inovação e Agronegócio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). Possuo experiência na área Administrativa/Financeira e comercial de grandes grupos empresariais. Atualmente docente do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Patrícia Araújo Silva, Universidade Federal do Ceará / Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional-

Mestra em Administração (2019) (com distinção), especialista em Estratégia e Gestão Empresarial (2017) e bacharel em Administração (2015) pela Universidade Estadual do Ceará. É Servidora Pública (Administradora) na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competência, psicodinâmica do trabalho, governança eletrônica e instituições federais de ensino superior.

Francisco Roberto Pinto, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Programa de Pós-graduação em Administração

Tem pós-doutorado em Administração pelo PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco (2013), é Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2008), Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1974) e Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1998). É aposentado do Banco do Nordeste do Brasil, onde ocupou funções técnicas e gerenciais, principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. É Professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Coordenador do Laboratório de Gestão da Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade; foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - Mestrado e Doutorado). É Membro do Conselho Diretor do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO). Publica e colabora como avaliador para vários periódicos científicos e vários eventos. É Membro do Conselho Editorial da Revista Gestão em Análise - ReGEA (ISSN 1984-7297 e-ISSN 2359-618X Brasil) e da Revista de Administração Geral - RAG (ISSN 2447-8008 Portugal) Publicou os livros: Planejamento de Sucessão e Desenvolvimento Gerencial, Espiritualização nas Organizações, Evasão Fiscal como Estratégia. Atua em projetos de melhoria e implementação em Gestão Pública e Privada. Temas de interesse como pesquisador: Gestão Estratégica, Gestão de Cidades, Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade. É Membro Fundador da Academia Cearense de Administração (ACAD), membro da Associação dos Administradores do Estado do Ceará (AADECE) e Conselheiro do Conselho Regional de Administração (CRA-CE). 

Publicado
2024-04-02
Como Citar
Matos de Menezes, D. A., Buarque de Lima, B., Alves Lobo, E., Araújo Silva, P., & Roberto Pinto, F. (2024). AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE IES PÚBLICAS DO CEARÁ. Ciência E Sustentabilidade, 7(2), 82-101. https://doi.org/10.56837/ces.v7i2.1112