AÇÕES INSTITUCIONAIS EM PROL DA SUSTENTABILIDADE SOB A ÓTICA DA FERRAMENTA STARS: DIRETRIZES PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA
Resumo
O presente artigo visa propor diretrizes para as ações institucionais, da área planejamento e administração, em prol da sustentabilidade por meio da aplicação da ferramenta Sustainability Tracking, Assessment and Rating System (STARS). Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental o qual sustentou um quadro teórico sobre a aplicação da ferramenta STARS em Instituições de Ensino Superior (IES). A opção pela ferramenta ocorreu em virtude da sua maior incidência nas pesquisas em universidades com vistas à sustentabilidade, e pelo fato de diversos autores a indicarem como a mais adequada para mensuração da sustentabilidade na maioria das IES. Considerando o exposto, realizou-se um estudo de caso em uma IES Brasileira, cotejando-se as ações institucionais da área de planejamento e administração em prol da sustentabilidade com a ferramenta STARS. Foi possível, com a triangulação dos dados e análise interpretativa de conteúdo manifesto das entrevistas verificar o alinhamento das ações à categoria da ferramenta STARS e identificar diretrizes para nortear as ações institucionais da IES. Pode-se observar que, mesmo não mensurando suas ações por meio da ferramenta STARS, a Instituição possui plenas condições para tal, tendo em vista que muitas subcategorias são levadas em consideração no que diz respeito à sustentabilidade. E que as diretrizes irão auxiliar no planejamento de novas ações em prol da sustentabilidade.
Copyright (c) 2024 Ciência e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.