AÇÕES INSTITUCIONAIS EM PROL DA SUSTENTABILIDADE SOB A ÓTICA DA FERRAMENTA STARS: DIRETRIZES PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA

  • Karina Francine Marcelino Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Clerilei Aparecida Bier Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Mário César Barreto Moraes Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

O presente artigo visa propor diretrizes para as ações institucionais, da área planejamento e administração, em prol da sustentabilidade por meio da aplicação da ferramenta Sustainability Tracking, Assessment and Rating System (STARS). Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental o qual sustentou um quadro teórico sobre a aplicação da ferramenta STARS em Instituições de Ensino Superior (IES). A opção pela ferramenta ocorreu em virtude da sua maior incidência nas pesquisas em universidades com vistas à sustentabilidade, e pelo fato de diversos autores a indicarem como a mais adequada para mensuração da sustentabilidade na maioria das IES. Considerando o exposto, realizou-se um estudo de caso em uma IES Brasileira, cotejando-se as ações institucionais da área de planejamento e administração em prol da sustentabilidade com a ferramenta STARS. Foi possível, com a triangulação dos dados e análise interpretativa de conteúdo manifesto das entrevistas verificar o alinhamento das ações à categoria da ferramenta STARS e identificar diretrizes para nortear as ações institucionais da IES. Pode-se observar que, mesmo não mensurando suas ações por meio da ferramenta STARS, a Instituição possui plenas condições para tal, tendo em vista que muitas subcategorias são levadas em consideração no que diz respeito à sustentabilidade. E que as diretrizes irão auxiliar no planejamento de novas ações em prol da sustentabilidade.

Biografia do Autor

Karina Francine Marcelino, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Mestra em Administração (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2018) pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Graduada em Administração Pública (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Servidora Estatutária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora nas Faculdades SENAC e SENAI e em Cursos Preparatórios para Concurso Público. Áreas de interesse: gestão pública, gestão de pessoas, gestão universitária, relações étnico-raciais e ações afirmativas.

Clerilei Aparecida Bier, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Clerilei Aparecida Bier é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná(1983), Doutora em Direito pela Universidad Complutense de Madrid(1990), Pós Doutora pela Faculty of Business - University of Technology, Sydney (2007) e Pós Doutora pela Faculdad de Derecho de La Universidad de Barcelona (2014). Atualmente é professora titular do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - ESAG da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.Atua na área de Administração, Direito e Ciências Políticas, com ênfase no estudo das Relações de Trabalho, Gestão Estratégica das Organizações do Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Projetos, Práticas Emancipatórias e Cidadania, Relações de Poder Estado e Sociedade. 

Mário César Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina - CEE-SC. Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD. Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES/MEC (2019). Presidente do CACS/FUNDEB de Santa Catarina de 2017 a 2019. Membro da Comissão UNIEDU/FUMDES - Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina. Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração e de Engenharia, em Ensino e em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, educação, avaliação, ensino superior, educação básica e pareceres técnicos na área de educação e de legislação e normas do ensino superior.

Publicado
2024-04-03
Como Citar
Marcelino, K. F., Aparecida Bier, C., & César Barreto Moraes, M. (2024). AÇÕES INSTITUCIONAIS EM PROL DA SUSTENTABILIDADE SOB A ÓTICA DA FERRAMENTA STARS: DIRETRIZES PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA. Ciência E Sustentabilidade, 7(2), 47-64. https://doi.org/10.56837/ces.v7i2.1116