PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PARA A EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR

  • Micaele Rodrigues Feitosa Melo Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN
  • Ângela Maria de Souza Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN
  • Agna Ligia Pinheiro Máximo
  • Antonio Thércio Silva Coutinho

Resumo

RESUMO

A presente pesquisa visa identificar de que forma os professores contribuem para a educação sustentável no ensino superior analisando as práticas desenvolvidas por estes profissionais no ambiente de trabalho. Para atender ao objetivo proposto desenvolveu-se um estudo descritivo e exploratório de abordagem quali-quantitativa cuja realização se deu através de entrevista semi-estruturada realizada a partir da aplicação de questionários direcionados aos professores de uma Instituição de Ensino Superior da esfera privada da cidade de Juazeiro do Norte. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos professores entrevistados são jovens, porém experientes. Grande parte gosta e conhece o tema sustentabilidade e saberiam dirimir dúvidas relacionadas sobre o tema. Contudo, observou-se que, apesar da experiência e do conhecimento acerca da sustentabilidade, as atitudes praticadas ainda precisam ser modificadas, pois para que seja possível desenvolver uma educação sustentável é necessário, preliminarmente, a colaboração de cada indivíduo, em especial dos professores que são as pessoas nas quais os alunos se inspiram. Com este estudo foi possível obter sugestões para o desenvolvimento de uma educação sustentável mais efetiva as quais servirão de subsídios não apenas para a IES onde este estudo foi realizado, mas para outras instituições que buscam o contínuo melhoramento da educação sustentável.

Palavras-chave: Educação Sustentável. Professores. Ensino Superior.

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Publicado
2018-07-10
Como Citar
Rodrigues Feitosa Melo, M., Maria de Souza, Ângela, Ligia Pinheiro Máximo, A., & Thércio Silva Coutinho, A. (2018). PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PARA A EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR. Ciência E Sustentabilidade, 4(1), 95-114. https://doi.org/10.33809/2447-4606.41201895-114
Seção
Artigos