Desafios estruturais e socioambientais no Parque Natural Municipal das Timbaúbas, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil
Resumen
O Parque Natural Municipal das Timbaúbas é classificado como uma Unidade de Conservação e Proteção Integral voltado para a visitação contemplativa e uso indireto de seus recursos naturais, de expressivo valor ecológico. Desse modo, uma gestão comprometida socialmente e ambientalmente nas Unidades de Conservação deve influenciar na conservação, preservação da sua biodiversidade e tomada de decisões ambientais. Nesse sentido, objetivou-se examinar a gestão do Parque Natural Municipal das Timbaúbas, a partir de uma análise da sua estrutura física, gestão organizacional e do seu contexto ambiental. Considerando a importância da preservação, conservação do meio ambiente alinhada a práticas de educação ambiental e a participação ativa da comunidade neste território, torna-se necessária esta análise. Trata-se de um estudo de caso tendo como suporte a pesquisa qualitativa do tipo exploratória. É importante destacar que foram realizadas visitas técnicas ao Parque Natural Municipal das Timbaúbas e ações educativas. É possível constatar algumas limitações no funcionamento e na conservação do Parque das Timbaúbas. A Unidade de Conservação e Proteção Integral, propicia qualidade de vida para a população, haja vista proporcionar uma relação próxima com a natureza, e abrigar espécies da fauna e flora. Na perspectiva socioeducativa, o Parque das Timbaúbas é configurado como um espaço não-formal de educação, posto que proporciona diversão local, permite o desenvolvimento de práticas educativas ambientais e represente um espaço propício para ações socioambientais, no que tange à preservação e conservação do espaço verde urbano. Sob o prisma sociopolítico é classificado como um ambiente verde no meio urbano, entretanto, apesar de ser dotado de grandes belezas naturais, enfrenta dificuldades que permeiam por diversos setores no âmbito estrutural e ambiental.
Derechos de autor 2023 Ciência e Sustentabilidade
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.