ESTUDO DA CADEIA DA OVINOCULTURA NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO/RS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRODUÇÃO DE LÃ.

ABORDAGEM NA PRODUÇÃO DE LÃ NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO, RS.

  • Luthieli Lopes Dos Santos Universidade Federal do Pampa
  • Shirley Grazieli da Silva Nascimento Universidade Federal do Pampa
  • Mariana Rockenback De Ávila UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Daniel Hanke Universidade Federal do Pampa

Resumo

A cadeia produtiva da Ovinocultura se relaciona com elos produtivos de insumos, produção, processamento, indústria, distribuição e varejo, sendo um ramo do agronegócio que apresenta fatores desfavoráveis e limitantes para a competitividade do setor. No presente estudo, objetivou-se conhecer a estrutura da cadeia produtiva ovina direcionada para a produção de lã em uma propriedade rural, ou seja, primeiramente analisá-la e por fim, descrever quais os elos da cadeia produtiva estão envolvidos. Utilizou-se a metodologia denominada pesquisa documental para realização da fundamentação teórica bem como visitas a campo na propriedade. Ainda, aplicou-se um questionário semiestruturado com perguntas abertas com o proprietário da empresa rural, onde o entrevistado pode expressar de forma clara e objetiva a sua experiência de diversos anos na atividade. Os resultados obtidos foram 3 elos essenciais da cadeia produtiva na propriedade em questão, sendo eles, os insumos, a produção, a industrialização e por fim a comercialização, que foram posteriormente detalhados. Sendo assim, conclui-se que a cadeia produtiva necessita de novos incentivos para que a atividade volte a crescer de uma forma mais enfática e organizada, buscando a integração entre agentes da cadeia e agentes governamentais.

Biografia do Autor

Shirley Grazieli da Silva Nascimento, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa. Professora colaboradora do Programa de pós graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para Agricultura Familiar (NUPEAR/UFPel). Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (2016). Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Mestre em Agronomia também pelo Programa de Pós- Graduação em Sistema de Produção Agrícola Familiar, na linha de pesquisa de Desenvolvimento Rural Sustentável (2009). Especialista em Educação Ambiental pela Cesusc/SC (2008). Graduada em Tecnologia Ambiental – com Ênfase em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2005). Graduada no Programa Especial de Formação Pedagógica também pelo CEFET (2007). Possui experiência na área de Agroecologia, Agricultura Familiar, Educação Ambiental, atuando nas seguintes vertentes: segurança alimentar e nutricional, educação alimentar, políticas públicas, consumo social de alimentos e educação ambiental.

Daniel Hanke, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (2008), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós - Doutorado em Físico - Química do Solo - UFRGS. Atualmente coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia e Manejo e Conservação do Solo. Possui experiência em biologia, física, química e mineralogia do solo, atuando também nas áreas de Agroecologia e Produção de Tecnologias Sociais para Agricultura Familiar.

Publicado
2020-05-12
Como Citar
Lopes Dos Santos , L., da Silva Nascimento, S. G., Rockenback De Ávila, M., & Hanke, D. (2020). ESTUDO DA CADEIA DA OVINOCULTURA NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO/RS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRODUÇÃO DE LÃ.: ABORDAGEM NA PRODUÇÃO DE LÃ NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO, RS. Ciência E Sustentabilidade, 5(2), 125-140. https://doi.org/10.56837/ces.v5i2.385