Análise dos agravos relacionados ao trabalho notificados no SINAN do município de Limoeiro do Norte, Ceará
Resumen
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora criada no ano de 2012 contempla a relação trabalho-saúde, assegurando uma vigilância ao ambiente e aos processos de trabalho, a fim de intervir sobre os fatores determinantes do adoecimento, garantindo assistência à saúde dos trabalhadores nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desse estudo foi identificar os agravos relacionados com a atividade laboral notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN); descrever o perfil sociodemográfico dos trabalhadores acometidos e caracterizar os acidentes de trabalho no município de Limoeiro do Norte. Estudo exploratório quantitativo descritivo com base documental. Os dados foram coletados a partir das fichas de investigação relacionada ao trabalho, registradas no SINAN pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro do Norte. A coleta de dados foi realizada em maio de 2020, do período de 2015 a 2019. Foram notificados 397 agravos relacionados a saúde do trabalhador, desses, 219 (55,16%) foram notificados no ano de 2018. Tipo de agravo mais notificado foi acidente de trabalho grave, 331 (83,38%); entre os acidentados, predominaram trabalhadores do sexo masculino 309 (77,83%), de raça parda 286 (72,04%), de 18 a 49 anos de idade 326 (82,12%), escolaridade até o Ensino Fundamental Incompleto 110 (27,71%), com emprego registrado 173 (43,25%); incapacidades temporárias corresponderam a 211 (61,16%) dos registros. Diante do presente estudo, ficou perceptível que em más condições de trabalho são favoráveis ao surgimento de agravos e doenças ocupacionais que são de notificação compulsória. Desse modo, as ações devem ser feitas em âmbitos diversos para que possam ser conclusivas e efetivas, portanto, cabem as empresas fornecerem equipamentos de proteção e um ambiente laboral adequado, sendo fundamental a utilização desses equipamentos pelos trabalhadores.
Derechos de autor 2023 Ciência e Sustentabilidade
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.