FATORES DETERMINANTES DO VALOR DOS CONTRATOS DO PROGRAMA AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO (ABC)

  • Victor Emmanuel de Vasconcelos Gomes Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA)
  • Rogério César Pereira de Araújo Universidade Federal do Ceará Departamento de Economia Agrícola
  • Rosemeiry Melo Carvalho Universidade Federal do Ceará Departamento de Economia Agrícola
  • Mirla Maria Mesquita Almeida Universidade Federal do Ceará

Resumo

O aumento nas concentrações dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera terrestre é apontado como o principal fator causador das mudanças climáticas. O setor agropecuário tem papel estratégico nas políticas de mitigação dos efeitos do aquecimento global, pois é um grande emissor de GEE. Para reduzir a emissão de GEE, o Brasil vem desenvolvendo o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) com o objetivo de financiar ações de mitigação de GEE no setor agropecuário.  Este trabalho se propõe a descrever a distribuição dos recursos desse programa entre os estados brasileiros, desde a sua implantação, e analisar os fatores que podem estar afetando essa distribuição. Os dados do Programa ABC do período 2010/2016 foram descritos utilizando os métodos e técnicas da estatística descritiva. Para explicar a variabilidade do valor dos contratos no período mencionado, um modelo de regressão múltipla, para dados empilhados, do tipo log-log foi estimado. Os resultados mostram que as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste concentraram o número e valor dos contratos em uma proporção consideravelmente maior do que as observadas nas regiões Norte e Nordeste. As variáveis que afetaram significativamente o valor dos contratos na safra 2014/16 foram a área colhida, o valor, o número de contratos realizados nesse período e a localização regional do Estado.

Palavras-chave: conservação; agricultura; mudanças climáticas.

Biografia do Autor

Victor Emmanuel de Vasconcelos Gomes, Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA)

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA)

Rogério César Pereira de Araújo, Universidade Federal do Ceará Departamento de Economia Agrícola

Professor do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará
Ph.D. em Economia Agrícola
Pós-Doutor em Economia Ambiental

Rosemeiry Melo Carvalho, Universidade Federal do Ceará Departamento de Economia Agrícola

Professora do Departamento de Economia Agricola da Universidade Federal do Ceará

Doutora em Economia

Mirla Maria Mesquita Almeida, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará

Referências

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Metodologia da Correção pelos Índices. Brasília. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/metodologiaCorrigirIndice.do?method=metodologiaCorrigirIndice> Acesso em: 11 set. 2016.

BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO. Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura – Programa ABC. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/apoio/abc.html> Acesso em: 04 jul. 2016.

BRASIL. Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura. Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). Versão Preliminar, Brasília DF, maio de 2011.

______. Decreto nº 7.390, de 9 de dezembro de 2010. Regulamenta os arts. 6º, 11 e 12 da Lei nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 dez. 2010

______. Lei nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009 (Lei Ordinária). Institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 dez. 2009. Seção Extra, p. 109, Coluna 2. 2009.

_____. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil em síntese. Disponível em: http://brasilemsintese.ibge.gov.br/territorio.html. Acesso em: 27 dez. 2016.

______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pesquisa Agrícola Municipal (PAM — 2016). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br> Acesso em: 18 out. 2016.

______.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Agropecuário 2006. Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2006.

CUNHA, J. V. A. da e COELHO, A. C. Regressão Múltipla. In: CORRAR, L. J., PAULO, E. e FILHO, J. M. D. (Coor.). Análise Multivariada. São Paulo: Atlas, p. 131-23, 2007.

HAIR JR, J. F. et al. Multivariate Data Analysis. 5. ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1998.

HILL, C., GRIFFITHS, W., JUDGE, G. Econometria, 2ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2003

OBSERVATÓRIO ABC. Agricultura de Baixa Emissão de Carbono: A Evolução de um Novo Paradigma. São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.observatorioabc.com.br/ckeditor_assets/attachments/12/sumario_estudo_1_enviado_grafica.pdf> Acesso em: 29 jun. 2016.

______. Análise de Recursos do Programa ABC: Finalidades dos Investimentos. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://mediadrawer.gvces.com.br/abc/original/em-baixa_em-simples.pdf> Acesso em: 30 ago. 2016.

______. Sistema ABC. Disponível em: < http://observatorioabc.com.br/sistema-abc> Acesso em: 03 jul. 2016.

OXFAM BRASIL. Terrenos da Desigualdade: Terra, agricultura e desigualdades no Brasil rural. 2016. Disponível em: < http://www.oxfam.org.br/sites/default/files/arquivos/relatorio-terrenos_desigualdade-brasil.pdf> Aceso em: 28 Fev. 2017.

PARRY, M. L.; CANZIANI, O. F.; PALUTIKOF, J. P.; VAN DER LINDEN, P. J.; HANSON, C. E. (Ed.). i. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

PEREIRA, L. I.; PAULI, L. O processo de estrangeirização da terra e expansão do agronegócio na região do Matopiba. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária, 11, 2016.

TABACHINICK, B. e FIDELL, L. S. Using multivariate statistics. 3. ed. Chicago: Addison Wesley, 2003.

Publicado
2019-03-14
Como Citar
Gomes, V. E. de V., Araújo, R. C. P. de, Carvalho, R. M., & Almeida, M. M. M. (2019). FATORES DETERMINANTES DO VALOR DOS CONTRATOS DO PROGRAMA AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO (ABC). Ciência E Sustentabilidade, 4(2), 52-68. https://doi.org/10.33809/2447-4606.42201852-68
Seção
Artigos