ÍNDICE DE QUALIDADE DAS ÁGUAS E VARIÁVEIS FÍSICO-QUÍMICAS: UM ESTUDO DE CASO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO SALGADO
Resumo
Diversas formas de apresentar a qualidade das águas para fins de melhor gestão e entendimento da dinâmica dos corpos aquáticos frente às atividades antrópicas têm sido utilizadas. O índice de Qualidade das Águas proposto pela NSF se destaca internacionalmente em termos de relação da qualidade e alterações das condições sanitárias, considerando nove parâmetros com seus respectivos pesos. O trabalho objetivou verificar a correlação entre as variações do IQA e de parâmetros físicos (Condutividade e Cor) e químicos (Clorofila a e Cloretos). Foram utilizados dados de monitoramento da SEMACE de nove pontos da Bacia Hidrográfica do Salgado para os anos de 2017 (Abril) e 2018 (Março). O IQA mostrou-se sensível às condições de qualidade observadas, tendo em vista que nas localidades de maior urbanização o índice chega à categoria “péssima” de classificação. A cor obteve maior variação entre os parâmetros e uma correlação fraca com o IQA. A correlação mais forte foi encontrada para o parâmetro de Cloretos, sendo negativa e representando uma relação inversamente proporcional entre os valores.
Copyright (c) 2022 Ciência e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.