A Curricularização da Extensão

um conhecimento necessário para o cotidiano universitário [Entrevista cedida a] Francilda Alcantara Mendes

  • Helder Eterno da Silveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Francilda Alcantara Mendes Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Palavras-chave: Extensão universitária, universidades brasileiras, Curricularização da Extensão

Resumo

Retrata a extensão como promotora da ligação entre o ensino superior e os seus saberes técnicos aos saberes presentes na sociedade e seus diversos setores. Destaca a importância da extensão na formação acadêmica, trazendo aspectos sociais, para a ciência, tecnologias, artes e filosofia. Expõe a inserção da extensão no currículo como um método de promover a extensão dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), um meio de integralizar os pilares indissociáveis das universidades (pesquisa, ensino e extensão), preceitos constitucionais das finalidades do ensino superior. Apresenta como desafiador o processo da curricularização, o retratando como uma mudança de paradigma que já foi pautado na relação professor-aluno-conhecimento, agora é retratado como professor-aluno-conhecimento-comunidade. Descreve a experiência como presidente do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX), como desafiadora, pois para além de uma execução pratica, existe uma construção teórica e conceitual acerca da extensão. Conclui descrevendo metodologias estratégicas para currucularização da extensão no Brasil.

Biografia do Autor

Helder Eterno da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Presidente do Fórum dos Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em História da Ciência e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa (UNL). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialização em Educação Para Ciência pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduação em Licenciatura Bacharelado Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Francilda Alcantara Mendes, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Editora de Seção da Revista EntreAções: diálogos em extensão. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Regional do Cariri. Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri.

Publicado
2023-10-26
Como Citar
SILVEIRA, H. E. DA; MENDES, F. A. A Curricularização da Extensão : um conhecimento necessário para o cotidiano universitário [Entrevista cedida a] Francilda Alcantara Mendes. EntreAções: diálogos em extensão, v. 4, n. 1, p. 7-17, 26 out. 2023.