A Curricularização da Extensão
um conhecimento necessário para o cotidiano universitário [Entrevista cedida a] Francilda Alcantara Mendes
Resumo
Retrata a extensão como promotora da ligação entre o ensino superior e os seus saberes técnicos aos saberes presentes na sociedade e seus diversos setores. Destaca a importância da extensão na formação acadêmica, trazendo aspectos sociais, para a ciência, tecnologias, artes e filosofia. Expõe a inserção da extensão no currículo como um método de promover a extensão dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), um meio de integralizar os pilares indissociáveis das universidades (pesquisa, ensino e extensão), preceitos constitucionais das finalidades do ensino superior. Apresenta como desafiador o processo da curricularização, o retratando como uma mudança de paradigma que já foi pautado na relação professor-aluno-conhecimento, agora é retratado como professor-aluno-conhecimento-comunidade. Descreve a experiência como presidente do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX), como desafiadora, pois para além de uma execução pratica, existe uma construção teórica e conceitual acerca da extensão. Conclui descrevendo metodologias estratégicas para curricularização da extensão no Brasil.
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