Presente e futuro, perspectivas de pacientes com câncer
um relato de extensão
Resumo
A neoplasia pode ser definida como um distúrbio do crescimento celular que é ocasionado por um conjunto de mutações adquiridas que afetam uma única célula e sua progênie clonal. A depressão é uma condição psiquiátrica comum que afeta pacientes diagnosticados com todos os tipos de câncer. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi descrever uma atividade realizada pelos acadêmicos voluntários da Liga de Saúde Comunitária do Cariri – LISAC, programa de extensão universitária da Universidade Federal do Cariri – UFCA, com um grupo de adultos e idosos presentes na ONG Casa Esperança e Vida, buscando conhecer e ajudar em aspectos relacionados à saúde mental dessa população. Para a realização do momento, os ligantes optaram por realizar a atividade intitulada “Meu presente/meu futuro”, elaborada por Serrão e Baleeiro para o seu livro "Aprendendo a ser e conviver”. A ação cumpriu seu papel de estimular a comparação da situação do presente e do futuro dos participantes por meio de uma prática mista de discurso com arteterapia e obteve reflexões construtivas dos mesmos, sendo que todos os participantes acreditavam em suas falas que conseguiriam a cura de sua condição atual. Ao finalizar a atividade, pode-se notar que, mesmo diante de todos os pontos negativos que permeiam os processos de diagnóstico e terapia para o câncer, os participantes, de maneira geral, apresentavam-se otimistas quanto ao seu futuro, sendo notória e positiva essa postura para o seu processo de melhora e de cura, refletindo uma boa qualidade da saúde mental dessas pessoas.
Copyright (c) 2020 José Arinelson da Silva, Marcos Ryan Barbosa Rodrigues, Naara de Paiva Coelho, Lívia de Menezes Soares, João Vitor Cacau Pinheiro Paulino de Souza, Fabrícia Oliveira Ribeiro; Emille Sampaio Cordeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.