A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A GERAÇÃO DE RESULTADOS NO MUNDO EMPRESARIAL

  • Paula Pinheiro da Nóbrega Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)
  • Ariluci Goes Elliott Universidade Federal do Cariri

Resumo

O presente artigo propõe uma análise sobre a gestão do conhecimento na perspectiva do mundo empresarial, caracterizando como uma revisão bibliográfica interdisciplinar. Todavia, configura-se um espaço de representação de segmentos sociais, no qual todos os envolvidos tornam-se interlocutores e produtores de sentidos, contribuindo para a formação de uma sociedade cada vez mais atuante. A metodologia utilizada foi constituída através de uma pesquisa bibliográfica mediante o estudo de textos de vários autores que abordam o assunto. Conclui-se que o profissional de hoje deve ter uma gama de conhecimentos para sua sobrevivência no negócio em que estiver engajado.

Biografia do Autor

Paula Pinheiro da Nóbrega, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)

Graduação em Biblioteconomia UFC

Especialista em Metodologia da Pesquisa e Ensino pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Ariluci Goes Elliott, Universidade Federal do Cariri

Professora do Curso de Biblioteconomia

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília

Referências

ALVARES, Lilian; BATISTA, Fábio Ferreira. Ciência da informação e gestão do conhecimento: a convergência a partir da sociedade da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: [s.n.], 2007. Disponível em: <http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT1--072.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2016.

ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

BATISTA, Fábio Ferreira. Casoteca: práticas de gestão do conhecimento. [S.l.]: IPEA, 2015. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/observatorio/casoteca/105-casoteca/casos-de-gestao-do-conhecimento/132-a-criacao-do-conhecimento-organizacional-o-caso-da-matsushita-electric-industrial-company>. Acesso em: 16 jul. 2016.

BEZERRA, Benedito Gomes. Do manuscrito ao livro impresso: investigando o suporte. In: EVENTO DO PG LETRAS, 2006. [S.l.]. Anais... [S.l.: s.n.], 2006.

BRITO, Queith Rebouças Meneses. Descartes e Locke: possibilidades, limites e alcance do conhecimento humano. Revista Pandora Brasil, n. 34, p. 198-211, set. 2011.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 14. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DUDLEY, Will. Idealismo alemão. Petrópolis: Vozes, 2013.

FERRAZ, Silmara; DERISIO, Diana Patrícia Leön; CRISPIM, Sérgio Feliciano. Capital humano: fonte de vantagem competitiva?: a visão de duas organizações do setor farmacêutico. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 1., Natal. Anais... Natal: [s.n.], 2007. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&ved=0ahUKEwi2lrStqfnNAhUHDpAKHbn1A34QFghJMAc&url=http%3A%2F%2Fwww.anpad.org.br%2Fdiversos%2Ftrabalhos%2FEnGPR%2Fengpr_2007%2F2007_ENGPR396.pdf&usg=AFQjCNEoUpUclALrNHzxEs9jkuz3QLjilw>. Acesso em: 16 jul. 2016.

GUPTA, Praven. Inovação empresarial no século XXI: versão executiva. Porto: Vida Económica, 2009.

KERSTENETZKY, Jaques. Organização empresarial em Alfred Marshall. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 369-392, abr./jun. 2004.

KOLB, Anton; ESTERBAUER, Reinhold; RECKENBANER, Hans-Walter (Org.). Cibernética: responsabilidade em um mundo interligado para rede digital. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

LARA, Consuelo Rocha Dutra de. A atual gestão do conhecimento: a importância de avaliar e identificar o capital intelectual nas organizações. São Paulo: Nobel, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NASCIMENTO, Lucia Lima do; PINTO, Valdir Batista; VALE, Helena Cristina Pimentel. O livro, a biblioteca e leitura: conhecer o passado para entender a revolução tecnológica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013. Florianópolis. Anais... Florianópolis: [s.n.], 2013.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de. A ciência nas utopias de Campanella, Bacon, Comenius e Glanvill. Kriterion: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 43, n. 106, p. 42-59, dez. 2002.

PAIVA, Simone Bastos. Gestão do capital intelectual ancorada à gestão do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 14., João Pessoa. Anais... João Pessoa: [s.n.], 2007. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=capital+intelectual&newwindow=1&biw=931&bih=432&ei=udGKV7mSNcKuwgTUrI6YAg&start=10&sa=N#>. Acesso em: 16 jul. 2016.

QUEVEDO, Mariana (Org.). Turismo na era do conhecimento. Florianópolis: Pandion, 2007.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica para alunos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

ROBLE, Oelon. Conhecimento do homem, da natureza e da sociedade. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

SAMPAIO, Adovaldo Fernandes. Letras e memórias: uma breve história da escrita. São Paulo: Alelie Editorial, 2009.

SECRETARIA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO. Curso de iniciação partidária: modos de produção. [S.l.], [20--]. Disponível em: <http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2016.

SIQUEIRA, M. C. Gestão estratégica da informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

SOUZA, Luiz Gonzaga. Artigos de economia. [S.l.]: Eumed.net, [20--]. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=ShI2LRlF39UC&pg=PT2&lpg=PT2&dq=SOUZA,+Luiz+Gonzaga.+Artigos+de+economia.++Eumed.net&source=bl&ots=ls8t60GpZR&sig=CY_yfeHU9tMb2XuJwyOCxUKBEOw&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjp-PCVuIfLAhVHvJAKHUrWDwcQ6AEISDAH#v=onepage&q=SOUZA%2C%20Luiz%20Gonzaga.%20Artigos%20de%20economia.%20%20Eumed.net&f=false>. Acesso em: 20 fev. 2016.

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Tradução Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008. Tradução original Hitotsubashi on knowledge management.

TELLES, Renato. Clusters e redes de negócios. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

Publicado
2017-01-05
Como Citar
NÓBREGA, P. P. DA; ELLIOTT, A. G. A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A GERAÇÃO DE RESULTADOS NO MUNDO EMPRESARIAL. Folha de Rosto, v. 2, n. 2, p. 36-45, 5 jan. 2017.
Seção
Artigos