A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A GERAÇÃO DE RESULTADOS NO MUNDO EMPRESARIAL

  • Paula Pinheiro da Nóbrega Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)
  • Ariluci Goes Elliott Universidade Federal do Cariri

Resumen

O presente artigo propõe uma análise sobre a gestão do conhecimento na perspectiva do mundo empresarial, caracterizando como uma revisão bibliográfica interdisciplinar. Todavia, configura-se um espaço de representação de segmentos sociais, no qual todos os envolvidos tornam-se interlocutores e produtores de sentidos, contribuindo para a formação de uma sociedade cada vez mais atuante. A metodologia utilizada foi constituída através de uma pesquisa bibliográfica mediante o estudo de textos de vários autores que abordam o assunto. Conclui-se que o profissional de hoje deve ter uma gama de conhecimentos para sua sobrevivência no negócio em que estiver engajado.

Biografía del autor/a

Paula Pinheiro da Nóbrega, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)

Graduação em Biblioteconomia UFC

Especialista em Metodologia da Pesquisa e Ensino pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Ariluci Goes Elliott, Universidade Federal do Cariri

Professora do Curso de Biblioteconomia

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília

Citas

ALVARES, Lilian; BATISTA, Fábio Ferreira. Ciência da informação e gestão do conhecimento: a convergência a partir da sociedade da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: [s.n.], 2007. Disponível em: <http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT1--072.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2016.

ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

BATISTA, Fábio Ferreira. Casoteca: práticas de gestão do conhecimento. [S.l.]: IPEA, 2015. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/observatorio/casoteca/105-casoteca/casos-de-gestao-do-conhecimento/132-a-criacao-do-conhecimento-organizacional-o-caso-da-matsushita-electric-industrial-company>. Acesso em: 16 jul. 2016.

BEZERRA, Benedito Gomes. Do manuscrito ao livro impresso: investigando o suporte. In: EVENTO DO PG LETRAS, 2006. [S.l.]. Anais... [S.l.: s.n.], 2006.

BRITO, Queith Rebouças Meneses. Descartes e Locke: possibilidades, limites e alcance do conhecimento humano. Revista Pandora Brasil, n. 34, p. 198-211, set. 2011.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 14. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DUDLEY, Will. Idealismo alemão. Petrópolis: Vozes, 2013.

FERRAZ, Silmara; DERISIO, Diana Patrícia Leön; CRISPIM, Sérgio Feliciano. Capital humano: fonte de vantagem competitiva?: a visão de duas organizações do setor farmacêutico. In: ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 1., Natal. Anais... Natal: [s.n.], 2007. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&ved=0ahUKEwi2lrStqfnNAhUHDpAKHbn1A34QFghJMAc&url=http%3A%2F%2Fwww.anpad.org.br%2Fdiversos%2Ftrabalhos%2FEnGPR%2Fengpr_2007%2F2007_ENGPR396.pdf&usg=AFQjCNEoUpUclALrNHzxEs9jkuz3QLjilw>. Acesso em: 16 jul. 2016.

GUPTA, Praven. Inovação empresarial no século XXI: versão executiva. Porto: Vida Económica, 2009.

KERSTENETZKY, Jaques. Organização empresarial em Alfred Marshall. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 369-392, abr./jun. 2004.

KOLB, Anton; ESTERBAUER, Reinhold; RECKENBANER, Hans-Walter (Org.). Cibernética: responsabilidade em um mundo interligado para rede digital. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

LARA, Consuelo Rocha Dutra de. A atual gestão do conhecimento: a importância de avaliar e identificar o capital intelectual nas organizações. São Paulo: Nobel, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NASCIMENTO, Lucia Lima do; PINTO, Valdir Batista; VALE, Helena Cristina Pimentel. O livro, a biblioteca e leitura: conhecer o passado para entender a revolução tecnológica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013. Florianópolis. Anais... Florianópolis: [s.n.], 2013.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de. A ciência nas utopias de Campanella, Bacon, Comenius e Glanvill. Kriterion: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 43, n. 106, p. 42-59, dez. 2002.

PAIVA, Simone Bastos. Gestão do capital intelectual ancorada à gestão do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 14., João Pessoa. Anais... João Pessoa: [s.n.], 2007. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=capital+intelectual&newwindow=1&biw=931&bih=432&ei=udGKV7mSNcKuwgTUrI6YAg&start=10&sa=N#>. Acesso em: 16 jul. 2016.

QUEVEDO, Mariana (Org.). Turismo na era do conhecimento. Florianópolis: Pandion, 2007.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica para alunos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

ROBLE, Oelon. Conhecimento do homem, da natureza e da sociedade. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

SAMPAIO, Adovaldo Fernandes. Letras e memórias: uma breve história da escrita. São Paulo: Alelie Editorial, 2009.

SECRETARIA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO. Curso de iniciação partidária: modos de produção. [S.l.], [20--]. Disponível em: <http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2016.

SIQUEIRA, M. C. Gestão estratégica da informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

SOUZA, Luiz Gonzaga. Artigos de economia. [S.l.]: Eumed.net, [20--]. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=ShI2LRlF39UC&pg=PT2&lpg=PT2&dq=SOUZA,+Luiz+Gonzaga.+Artigos+de+economia.++Eumed.net&source=bl&ots=ls8t60GpZR&sig=CY_yfeHU9tMb2XuJwyOCxUKBEOw&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjp-PCVuIfLAhVHvJAKHUrWDwcQ6AEISDAH#v=onepage&q=SOUZA%2C%20Luiz%20Gonzaga.%20Artigos%20de%20economia.%20%20Eumed.net&f=false>. Acesso em: 20 fev. 2016.

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Tradução Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008. Tradução original Hitotsubashi on knowledge management.

TELLES, Renato. Clusters e redes de negócios. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

Publicado
2017-01-05
Cómo citar
NÓBREGA, P. P. DA; ELLIOTT, A. G. A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A GERAÇÃO DE RESULTADOS NO MUNDO EMPRESARIAL. Folha de Rosto, v. 2, n. 2, p. 36-45, 5 ene. 2017.
Sección
Artigos