BIBLIOTECAS, CULTURA E MEMÓRIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

  • Vitória Gomes Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Izabel França de Lima Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Apresenta algumas reflexões acerca das bibliotecas na contemporaneidade e seu reconhecimento em âmbito institucional, expresso através das políticas públicas. Objetiva compreender como se configura a relação entre bibliotecas, cultura e memória na história das políticas culturais brasileiras. Realiza o estudo por meio de revisão bibliográfica e documental, utilizando os dados de censos e relatórios sobre bibliotecas. Constata a existência de muitas dificuldades e barreiras para o alcance das metas propostas nas políticas, se fazendo necessária a garantia da autonomia dessa instituição enquanto equipamento cultural, para o cumprimento de sua missão de colaborar com a preservação e disseminação da informação e do legado cultural dos indivíduos na sociedade.

Biografia do Autor

Vitória Gomes Almeida, Universidade Federal da Paraíba
Mestranda em Ciência da Informação - Universidade Federal da Paraíba
Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba
Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Diretora da Editora da UFPB, e Líder do grupo de Pesquisa iMclusos da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ABUD, Katia Maria. Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas. Revista brasileira de História, 1998, vol.18, n.36, pp.103-114.

BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SUAIDEN, Emir José. O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.4, p.29-41, out./dez. 2011.

BRASIL. Ministério da Cultura. As metas do plano nacional de cultura. Brasília: MinC, 2012.

CALABRE, Lia. Introdução às Políticas Públicas. In: Curso de Aperfeiçoamento para Gestores Públicos de Cultura. Universidade Federal do Cariri: Ministério da Cultura, 2015.

CALDAS, Elaine Formentini; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Biblioteca Pública no Brasil: políticas de incentivo à Leitura. Seminário do 16º COLE, 2007.

Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais. Disponível em: < http://www2.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/05/microsoft-powerpoint-fgv-ap-minc-completa79.pdf> Acesso em: 24 de dez. 2016

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 4. ed. São Paulo: Instituto Pró-Livro. 2016.

JACOB, Christian. Prefácio. In: BARATIN, Marc; JACOB, Christian (Orgs.). O poder

das bibliotecas: a memória dos livros no ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000, p.9-17.

LEITÃO, Bárbara Júlia Menezello. A relação entre as bibliotecas públicas, bibliotecários e a censura na Era Vargas e Regime Militar: uma reflexão. Tese (doutorado em Ciência da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MEDEIROS, Valéria da Silva; ALMEIDA, Núbia Régia de; VAS, Braz Batista. Do INL à digitalização de acervos: breve panorama da biblioteca pública no Brasil. Entreletras, v. 5, n. 1, p. 42-61, 2014.

MILANESI, Luís. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1983.

MILANESI, Luís. Biblioteca pública: do século XIX para o XXI. Revista USP, n. 97, p. 59-70, 2013

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. A multitemporalidade da biblioteca. Revista Interamericana de Biblioteconomia, Vol. 36, número 1/enero-abril 2013, pp. 25-34.

SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da. Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia do Brasil. 2007. 246f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

Publicado
2017-01-05
Como Citar
ALMEIDA, V. G.; LIMA, I. F. DE. BIBLIOTECAS, CULTURA E MEMÓRIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Folha de Rosto, v. 2, n. 2, p. 56-64, 5 jan. 2017.
Seção
Artigos