BIBLIOTECAS, CULTURA E MEMÓRIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Resumen
Apresenta algumas reflexões acerca das bibliotecas na contemporaneidade e seu reconhecimento em âmbito institucional, expresso através das políticas públicas. Objetiva compreender como se configura a relação entre bibliotecas, cultura e memória na história das políticas culturais brasileiras. Realiza o estudo por meio de revisão bibliográfica e documental, utilizando os dados de censos e relatórios sobre bibliotecas. Constata a existência de muitas dificuldades e barreiras para o alcance das metas propostas nas políticas, se fazendo necessária a garantia da autonomia dessa instituição enquanto equipamento cultural, para o cumprimento de sua missão de colaborar com a preservação e disseminação da informação e do legado cultural dos indivíduos na sociedade.
Citas
ABUD, Katia Maria. Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas. Revista brasileira de História, 1998, vol.18, n.36, pp.103-114.
BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SUAIDEN, Emir José. O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.4, p.29-41, out./dez. 2011.
BRASIL. Ministério da Cultura. As metas do plano nacional de cultura. Brasília: MinC, 2012.
CALABRE, Lia. Introdução às Políticas Públicas. In: Curso de Aperfeiçoamento para Gestores Públicos de Cultura. Universidade Federal do Cariri: Ministério da Cultura, 2015.
CALDAS, Elaine Formentini; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Biblioteca Pública no Brasil: políticas de incentivo à Leitura. Seminário do 16º COLE, 2007.
Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais. Disponível em: < http://www2.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/05/microsoft-powerpoint-fgv-ap-minc-completa79.pdf> Acesso em: 24 de dez. 2016
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 4. ed. São Paulo: Instituto Pró-Livro. 2016.
JACOB, Christian. Prefácio. In: BARATIN, Marc; JACOB, Christian (Orgs.). O poder
das bibliotecas: a memória dos livros no ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000, p.9-17.
LEITÃO, Bárbara Júlia Menezello. A relação entre as bibliotecas públicas, bibliotecários e a censura na Era Vargas e Regime Militar: uma reflexão. Tese (doutorado em Ciência da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
MEDEIROS, Valéria da Silva; ALMEIDA, Núbia Régia de; VAS, Braz Batista. Do INL à digitalização de acervos: breve panorama da biblioteca pública no Brasil. Entreletras, v. 5, n. 1, p. 42-61, 2014.
MILANESI, Luís. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1983.
MILANESI, Luís. Biblioteca pública: do século XIX para o XXI. Revista USP, n. 97, p. 59-70, 2013
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. A multitemporalidade da biblioteca. Revista Interamericana de Biblioteconomia, Vol. 36, número 1/enero-abril 2013, pp. 25-34.
SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da. Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia do Brasil. 2007. 246f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.