Diálogos intergeracionais como proposta de educação para a Sustentabilidade

  • Francisca Amanda de Macêdo Anastácio Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)
  • Francisca Vilandia de Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Filho Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Palavras-chave: sustentabilidade, educação, intergeracionalidade

Resumo

A pesquisa objetiva demonstrar a necessidade de reconhecer a importância da pessoa idosa e sua inserção no meio social. O objeto de estudo é o projeto “Roda de Saberes Intergeracional” realizado no Centro Universitário UNILEÃO. A presente comunicação constrói a ideia de que o diálogo intergeracional deveria ser adotado como eixo transversal de comunicação na educação para uma melhor convivência, desenvolvimento social e interação humana. A metodologia escolhida é exploratória de abordagem qualitativa, guiada por revisão bibliográfica e análise documental, especialmente no que tange a análise de conceitos através de autores da área e instrumentos que compõe o ordenamento jurídico brasileiro. Ressalta-se a necessidade das instituições de ensino, em todos os níveis (fundamental, médio, superior), adotarem uma postura integradora das gerações, especialmente com relação a população idosa, para um contato dialógico, tendo por fundamento o paradigma da Sustentabilidade.

Biografia do Autor

Francisca Amanda de Macêdo Anastácio , Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Professora do Projeto Universidade para Melhor Idade da Unileão, Estudante do Curso de Pós-graduação em Direito Tributário e Processo Tributário - da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Pesquisadora junto ao Laboratório LIEDS- UNILEÃO e PAIDEIA-UFCA-CE, NERMS-UFCA-CE, graduada em Direito pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, Mediadora Judicial.

Francisca Vilandia de Alencar , Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Estudante do Curso de pós-graduação em Direito Penal e Criminologia da Universidade Regional do Caririr – URCA – CE e Pesquisadora junto ao Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas – LAURBS/UFCA.

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Filho, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Graduando em Direito na UNILEÃO.

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professor orientador, coordeandor do Núcleo de Empreendedorismo, Responsabilidade e Markentig Social- NERMS (UFCA), Doutor e Pós-Doutor, Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) e do Programa de Mestrado Profissional em Biblioteconomia (PPGB).

Referências

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Publicado
2022-09-15
Como Citar
ANASTÁCIO , F. A. DE M.; ALENCAR , F. V. DE; BRASIL FILHO, M. V. DE O.; BRASIL, M. V. DE O. Diálogos intergeracionais como proposta de educação para a Sustentabilidade. Folha de Rosto, v. 8, n. 2, p. 310-321, 15 set. 2022.
Seção
Artigos