Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online
Resumo
A extensão universitária, um dos pilares das Universidades, precisou ser reinventada durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), através de práticas inovadoras de aprendizagem como o uso das redes sociais online, que constituíram uma base forte de compartilhamento de informações neste cenário. Assim, o estudo mapeou as ações de inovação e aprendizagem por meio das redes sociais online dos projetos de extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, partiu de uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualiquantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário eletrônico com os(as) coordenadores(as) dos referidos projetos de extensão. Para as análises, fez-se uso de inferência crítico-reflexiva. Nos resultados, caracterizaram-se os projetos e o perfil dos(as) coordenadores(as) e identificaram-se as ações de inovação e aprendizagem em ambientes de redes sociais online, destacando-se o uso do Instagram e Facebook. Soma-se às ações inovadoras a criação de podcast, challenges no aplicativo TikTok, a promoção de lives, e uso de sites, Linktree, google drive e plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet. Conclui-se que a inovação na extensão universitária foi impulsionada pelo uso de ferramentas digitais para compartilhamento de conteúdo científico em plataformas remotas e redes sociais online, fomentando o aprendizado e endossando as redes sociais como aliadas na efetivação dessas ações.
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