Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online

  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Flávia de Araújo Telmo Universidade Federal da Paraíba
  • Joana Ferreira de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Dâmaris Queila Paredes Oliveira Domiciano Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Inovação, Aprendizagem, Extensão Universitária, Rede Social Online

Resumo

A extensão universitária, um dos pilares das Universidades, precisou ser reinventada durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), através de práticas inovadoras de aprendizagem como o uso das redes sociais online, que constituíram uma base forte de compartilhamento de informações neste cenário. Assim, o estudo mapeou as ações de inovação e aprendizagem por meio das redes sociais online dos projetos de extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, partiu de uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualiquantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário eletrônico com os(as) coordenadores(as) dos referidos projetos de extensão. Para as análises, fez-se uso de inferência crítico-reflexiva. Nos resultados, caracterizaram-se os projetos e o perfil dos(as) coordenadores(as) e identificaram-se as ações de inovação e aprendizagem em ambientes de redes sociais online, destacando-se o uso do Instagram e Facebook. Soma-se às ações inovadoras a criação de podcast, challenges no aplicativo TikTok, a promoção de lives, e uso de sites, Linktree, google drive e plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet. Conclui-se que a inovação na extensão universitária foi impulsionada pelo uso de ferramentas digitais para compartilhamento de conteúdo científico em plataformas remotas e redes sociais online, fomentando o aprendizado e endossando as redes sociais como aliadas na efetivação dessas ações.

Biografia do Autor

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Flávia de Araújo Telmo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Joana Ferreira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Dâmaris Queila Paredes Oliveira Domiciano, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado
2021-09-14
Como Citar
SILVA, A. K. A. DA; TELMO, F. DE A.; ARAÚJO, J. F. DE; DOMICIANO, D. Q. P. O. Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online. Folha de Rosto, v. 7, n. 2, p. 156-174, 14 set. 2021.