Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online

  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Flávia de Araújo Telmo Universidade Federal da Paraíba
  • Joana Ferreira de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Dâmaris Queila Paredes Oliveira Domiciano Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Inovação, Aprendizagem, Extensão Universitária, Rede Social Online

Resumo

A extensão universitária, um dos pilares das Universidades, precisou ser reinventada durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), através de práticas inovadoras de aprendizagem como o uso das redes sociais online, que constituíram uma base forte de compartilhamento de informações neste cenário. Assim, o estudo mapeou as ações de inovação e aprendizagem por meio das redes sociais online dos projetos de extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, partiu de uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualiquantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário eletrônico com os(as) coordenadores(as) dos referidos projetos de extensão. Para as análises, fez-se uso de inferência crítico-reflexiva. Nos resultados, caracterizaram-se os projetos e o perfil dos(as) coordenadores(as) e identificaram-se as ações de inovação e aprendizagem em ambientes de redes sociais online, destacando-se o uso do Instagram e Facebook. Soma-se às ações inovadoras a criação de podcast, challenges no aplicativo TikTok, a promoção de lives, e uso de sites, Linktree, google drive e plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet. Conclui-se que a inovação na extensão universitária foi impulsionada pelo uso de ferramentas digitais para compartilhamento de conteúdo científico em plataformas remotas e redes sociais online, fomentando o aprendizado e endossando as redes sociais como aliadas na efetivação dessas ações.

Biografia do Autor

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Flávia de Araújo Telmo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Joana Ferreira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Dâmaris Queila Paredes Oliveira Domiciano, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

BOUCHARD, M.; LÉVESQUE, B. Économie sociale et innovation [...]. In: COMMUNICATION AUX LE RENCONTRES DU RÉSEAU INTERUNIVERSITAIRE DE L'ÉCONOMIE SOCIALE ET SOLIDAIRE, Luxemburgo, 2010. Anais [...]. Luxemburgo: Les Cahiers du Crises, 2010.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: Câmara de Educação Superior, 2018.

COSTA, H. K. D. S. et al. Inovação e empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 3, p. 211-233, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27648. Acesso em: 12 nov. 2020.

FRANZ, H. W.; HOCHGERNER, J.; HOWALDT, J. Challenge Social Innovation: Potentials for Business, Social Entrepreneurship, Welfare and Civil Society. Germany: Springer, 2012.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 19. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.

KEMP, S. Digital 2020: october global statshot. [S.l.]: Datareportal, 2020. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2020-october-global-statshot. Acesso em: 12 nov. 2020.

MARTELETO, R. M.; SILVA, M. V. P. Redes, campo científico e processos de informação e comunicação em saúde. In: TOMAEL, M. I.; MARTELETO, R. M. Informação e redes sociais: interfaces de teorias, métodos e objetos. Londrina: Eduel, 2015. p. 41-58.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

REINERT, M. et al. Rede Social como ferramenta de ensino-aprendizagem em sala de aula. In: ENCONTRO DA ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2010.

SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, F. S.; SERAFIM, M. L. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem [...]. In: SOUSA, R. P. et al. (org.). Teorias e práticas em tecnologias educacionais. Campina Grande: Eduepb, 2016. p. 67- 98.

TOSCANO, G. S. Extensão Universitária e formação Cidadã: a UFRN e a UFBA em ação. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Pró-Reitoria de Extensão. Instrução Normativa N. 02/2020. Dispõe sobre normas, procedimentos e prazos para a gestão e realização de Atividades de Extensão enquanto vigorarem as recomendações de isolamento social no enfrentamento à Pandemia de Coronavírus (Covid-19). João Pessoa: PROEX/UFPB, 2020.

WITTER, G. P. Redes sociais e sistemas de informação na formação do pesquisador. In: POBLACIÓN, D. A.; MUGNAINI, R.; RAMOS, L. M. S. V. C. Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Angellara, 2009, p. 169-201.

ZANCANARO, A. et al. Redes sociais na educação a distância: uma análise do projeto e-nova. DataGramaZero, [S.l.], v. 13, n. 2, abr. 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/8354. Acesso em: 09 out. 2020.

ZENHA, L. Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam? Caderno de Educação, Pelotas, n. 48, v. 1, p. 9-23, 2014/2016.
Publicado
2021-09-14
Como Citar
SILVA, A. K. A. DA; TELMO, F. DE A.; ARAÚJO, J. F. DE; DOMICIANO, D. Q. P. O. Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online. Folha de Rosto, v. 7, n. 2, p. 156-174, 14 set. 2021.
Seção
Artigos