Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online
Resumen
A extensão universitária, um dos pilares das Universidades, precisou ser reinventada durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), através de práticas inovadoras de aprendizagem como o uso das redes sociais online, que constituíram uma base forte de compartilhamento de informações neste cenário. Assim, o estudo mapeou as ações de inovação e aprendizagem por meio das redes sociais online dos projetos de extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, partiu de uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualiquantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário eletrônico com os(as) coordenadores(as) dos referidos projetos de extensão. Para as análises, fez-se uso de inferência crítico-reflexiva. Nos resultados, caracterizaram-se os projetos e o perfil dos(as) coordenadores(as) e identificaram-se as ações de inovação e aprendizagem em ambientes de redes sociais online, destacando-se o uso do Instagram e Facebook. Soma-se às ações inovadoras a criação de podcast, challenges no aplicativo TikTok, a promoção de lives, e uso de sites, Linktree, google drive e plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet. Conclui-se que a inovação na extensão universitária foi impulsionada pelo uso de ferramentas digitais para compartilhamento de conteúdo científico em plataformas remotas e redes sociais online, fomentando o aprendizado e endossando as redes sociais como aliadas na efetivação dessas ações.
Citas
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: Câmara de Educação Superior, 2018.
COSTA, H. K. D. S. et al. Inovação e empreendedorismo como caminhos para novos modelos de ensino/aprendizagem. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 3, p. 211-233, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27648. Acesso em: 12 nov. 2020.
FRANZ, H. W.; HOCHGERNER, J.; HOWALDT, J. Challenge Social Innovation: Potentials for Business, Social Entrepreneurship, Welfare and Civil Society. Germany: Springer, 2012.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 19. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.
KEMP, S. Digital 2020: october global statshot. [S.l.]: Datareportal, 2020. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2020-october-global-statshot. Acesso em: 12 nov. 2020.
MARTELETO, R. M.; SILVA, M. V. P. Redes, campo científico e processos de informação e comunicação em saúde. In: TOMAEL, M. I.; MARTELETO, R. M. Informação e redes sociais: interfaces de teorias, métodos e objetos. Londrina: Eduel, 2015. p. 41-58.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
REINERT, M. et al. Rede Social como ferramenta de ensino-aprendizagem em sala de aula. In: ENCONTRO DA ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2010.
SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, F. S.; SERAFIM, M. L. Redes sociais no processo de ensino e aprendizagem [...]. In: SOUSA, R. P. et al. (org.). Teorias e práticas em tecnologias educacionais. Campina Grande: Eduepb, 2016. p. 67- 98.
TOSCANO, G. S. Extensão Universitária e formação Cidadã: a UFRN e a UFBA em ação. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Pró-Reitoria de Extensão. Instrução Normativa N. 02/2020. Dispõe sobre normas, procedimentos e prazos para a gestão e realização de Atividades de Extensão enquanto vigorarem as recomendações de isolamento social no enfrentamento à Pandemia de Coronavírus (Covid-19). João Pessoa: PROEX/UFPB, 2020.
WITTER, G. P. Redes sociais e sistemas de informação na formação do pesquisador. In: POBLACIÓN, D. A.; MUGNAINI, R.; RAMOS, L. M. S. V. C. Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Angellara, 2009, p. 169-201.
ZANCANARO, A. et al. Redes sociais na educação a distância: uma análise do projeto e-nova. DataGramaZero, [S.l.], v. 13, n. 2, abr. 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/8354. Acesso em: 09 out. 2020.
ZENHA, L. Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam? Caderno de Educação, Pelotas, n. 48, v. 1, p. 9-23, 2014/2016.
Derechos de autor 2021 Folha de Rosto
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.