Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online

  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Flávia de Araújo Telmo Universidade Federal da Paraíba
  • Joana Ferreira de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Dâmaris Queila Paredes Oliveira Domiciano Universidade Federal da Paraíba

Resumen

A extensão universitária, um dos pilares das Universidades, precisou ser reinventada durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), através de práticas inovadoras de aprendizagem como o uso das redes sociais online, que constituíram uma base forte de compartilhamento de informações neste cenário. Assim, o estudo mapeou as ações de inovação e aprendizagem por meio das redes sociais online dos projetos de extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, partiu de uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualiquantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário eletrônico com os(as) coordenadores(as) dos referidos projetos de extensão. Para as análises, fez-se uso de inferência crítico-reflexiva. Nos resultados, caracterizaram-se os projetos e o perfil dos(as) coordenadores(as) e identificaram-se as ações de inovação e aprendizagem em ambientes de redes sociais online, destacando-se o uso do Instagram e Facebook. Soma-se às ações inovadoras a criação de podcast, challenges no aplicativo TikTok, a promoção de lives, e uso de sites, Linktree, google drive e plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet. Conclui-se que a inovação na extensão universitária foi impulsionada pelo uso de ferramentas digitais para compartilhamento de conteúdo científico em plataformas remotas e redes sociais online, fomentando o aprendizado e endossando as redes sociais como aliadas na efetivação dessas ações.

Biografía del autor/a

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Flávia de Araújo Telmo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Joana Ferreira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Dâmaris Queila Paredes Oliveira Domiciano, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado
2021-09-14
Cómo citar
SILVA, A. K. A. DA; TELMO, F. DE A.; ARAÚJO, J. F. DE; DOMICIANO, D. Q. P. O. Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online. Folha de Rosto, v. 7, n. 2, p. 156-174, 14 sep. 2021.
Sección
Artigos