A mediação da informação pelo professor para alunos dos anos iniciais em ambiente de biblioteca escolar

  • Angelina Quinalia Ramires Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chave: comportamento informacional, mediador da informação, anos iniciais

Resumo

A mediação da informação, em âmbito escolar, em especial nos anos iniciais, é realizada pelo professor, porque, apesar de as escolas municipais terem o espaço físico da biblioteca, não dispõem de profissionais para exercer a função de bibliotecário. Com a finalidade de entender como os alunos dessa faixa etária lidam com as mais diversas informações ao seu redor e qual o papel do professor como mediador da informação, a proposição é conhecer o comportamento informacional de estudantes e o processo de mediação informacional dos estudantes de anos iniciais, sob a perspectiva do professor, enquanto mediador da informação, com o objetivo de elaborar proposta de desenvolvimento de atividade de mediação da informação pelo professor em ambiente de biblioteca escolar. Para isso, foi realizado estudo teórico sobre comportamento informacional e mediação da informação e estudo explicativo sobre o processo e o agente de mediação informacional da rede municipal de ensino de Marília, nos anos iniciais. No campo da mediação da informação, observa-se uma mudança significativa de paradigma, o qual, antes, era voltado para o sistema e, hoje, está mais direcionado ao usuário, suas necessidades e usos da informação, ou seja, focado nas pessoas, no comportamento informacional delas.  As reflexões sobre a mediação no contexto escolar sugerem que o professor, o bibliotecário e a biblioteca escolar assumem um papel fundamental, contribuindo de maneira positiva para o desenvolvimento cognitivo do aluno.

Biografia do Autor

Angelina Quinalia Ramires, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP/Marília). Graduada em Pedagogia, pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (ISEAP). Professora Tutora Virtual do Centro Universitário Eurípedes de Marília e Professora da Prefeitura Municipal de Marília.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação. Faculdade de Filosofia e Ciências- Campus de Marília.

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Publicado
2022-04-29
Como Citar
RAMIRES, A. Q.; FUJITA, M. S. L. A mediação da informação pelo professor para alunos dos anos iniciais em ambiente de biblioteca escolar. Folha de Rosto, v. 8, n. 1, p. 277-298, 29 abr. 2022.