A mediação da informação pelo professor para alunos dos anos iniciais em ambiente de biblioteca escolar
Resumen
A mediação da informação, em âmbito escolar, em especial nos anos iniciais, é realizada pelo professor, porque, apesar de as escolas municipais terem o espaço físico da biblioteca, não dispõem de profissionais para exercer a função de bibliotecário. Com a finalidade de entender como os alunos dessa faixa etária lidam com as mais diversas informações ao seu redor e qual o papel do professor como mediador da informação, a proposição é conhecer o comportamento informacional de estudantes e o processo de mediação informacional dos estudantes de anos iniciais, sob a perspectiva do professor, enquanto mediador da informação, com o objetivo de elaborar proposta de desenvolvimento de atividade de mediação da informação pelo professor em ambiente de biblioteca escolar. Para isso, foi realizado estudo teórico sobre comportamento informacional e mediação da informação e estudo explicativo sobre o processo e o agente de mediação informacional da rede municipal de ensino de Marília, nos anos iniciais. No campo da mediação da informação, observa-se uma mudança significativa de paradigma, o qual, antes, era voltado para o sistema e, hoje, está mais direcionado ao usuário, suas necessidades e usos da informação, ou seja, focado nas pessoas, no comportamento informacional delas. As reflexões sobre a mediação no contexto escolar sugerem que o professor, o bibliotecário e a biblioteca escolar assumem um papel fundamental, contribuindo de maneira positiva para o desenvolvimento cognitivo do aluno.
Citas
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, p. 89-103, 2009. Disponível em: http://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/170. Acesso em: 25 jan. 2022.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo; SILVA, Rovildon José da. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Mediação como conceito potencializador do diálogo entre a Ciência da Informação e os campos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012. Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: ENANCIB, 2012. Disponível em: http://www.eventosecongressos.com.br/metodo/enancib2012/arearestrita/pdfs/19256.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.
BAUGHMAN, James C. School libraries and MCAS scores. In: SYMPOSIUM SPONSORED BY THE GRADUATE SCHOOL OF LIBRARY AND INFORMATION SCIENCE SIMMONS COLLEGE, 2000, Boston. Anais […]. Boston: [s.n.], 2000. Disponível em: http://web.simmons.edu/%7Ebaughman/mcas-school-libraries. Acesso em: 25 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
CASE, Donald O.; GIVEN, Lisa M. Looking for Information: a survey of research on information seeking, needs. 4. ed. Bingley, UK: Emerald Group, 2016.
DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, Porto, n. 4, 2007. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2100. Acesso em: 14 abr. 2022.
DERVIN, Brenda; NILAN, Michael. Information needs and uses. Annual review of information science and technology, v. 21, p. 3-33, 1986. Disponível em: http://www2.hawaii.edu/~donnab/lis670/dervin_nilan.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.
FIALHO, Janaína Ferreira; ANDRADE, Maria Eugênia Albino. Comportamento informacional de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura estrangeira. Ciência da Informação, v. 36, n. 1, p. 20-34, abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/M9NMzBgrss7fsRXNKRybHgQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2022.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 2, n. 1, p. 5-9, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315. Acesso em: 14 abr. 2022.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATION. Manifesto IFLA/Unesco para biblioteca escolar. Trad. de Neusa Dias Macedo. 1999. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-manifesto-pt-brazil.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATION. IFLA/UNESCO school library manifesto. 2021. Disponível em: https://www.ifla.org/node/93585?og=52. Acesso em: 25 jan. 2022.
KUHLTHAU, Carol. Student learning through Ohio school libraries, Part 1. School libraries worldwide, v. 11, n. 1, p. 63-88, 2005.
MATA, Marta Leandro da; CASARÍN, Helen de Castro Silva. Biblioteca escolar e aplicação da proposta da competência em informação no ensino fundamental. Revista CRB-8 Digital, v. 1, p. 28-39, 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/9241. Acesso em: 14 abr. 2022.
MOTA, Daniela Rigoldi Del Nero; PELOSO, Rita de Cássia Borguetti. (org.) Proposta Curricular: Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano do Sistema Municipal de Ensino de Marília. Marília: Secretaria Municipal da Educação, 2020. 662p. Disponível em: https://educacao.marilia.sp.gov.br/arquivos/proposta_curricular_2020_-_volume_unico_15110710_17124554.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.
SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. O conceito de mediação implícita da informação no discurso dos bibliotecários. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ANCIB, 2014. p. 1241-1257. Disponível em: http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt3. Acesso em: 14 abr. 2022.
SILVA-JEREZ, Nelson Sebastian; CASARIN, Helen de Casrto SIlva. Comportamento informacional de crianças e adolescentes no contexto da biblioteca escolar: uma revisão da literatura. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES (CIBES), 1., 2015, Marília. Anais [...]. Marília: CIBES, 2015.
TODD, Ross J. Adolescents of the Information Age: Patters of Information Seeking and Use, and Implications for Information Professionals. School Libraries Worldwide, v. 9, n. 2, p. 27-46, 2003.
Derechos de autor 2022 Folha de Rosto
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.