Meaning of compositional Infographics and combating misinformation Covid-19 times

  • Silvana Pereira da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jaires Oliveira Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Keywords: Infographics, Disinformation, Covid-19, Graphic design

Abstract

This article undertakes a debate on the contribution of Infographics in combating the proliferation of misinformation, given the compositional meanings of visual and verbal elements. In order to meet this objective, a bibliographic reflection was carried out and three infographics from the World Health Organization (WHO) website were used. It is concluded that the infographics have characteristics that allow the dissemination of suitable, cohesive and concessions information, so that they effectively contribute to suppress as disinformation in the Covid-19 times.

Author Biographies

Silvana Pereira da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Designer, mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFBA (2016). Atua com Editoração de publicação acadêmica e científicas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Programação Visual; Comunicação e Editoração Científica. Membro do Grupo do Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Designer e Semiótica (UFBA) e do Laboratório

Jaires Oliveira Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do grupo de pesquisa - Competências e comportamentos: processos produtivos, inovação e comunicação da informação (Comporti) da UFBA. Desenvolve pesquisas com ênfase em Alfabetização da Informação, Processo Educacional, Profissão, Informação e Desinformação, Informação e Cidadania.

References

CANVA. Infográficos. Austrália: Canva, [2020]. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 15 maio 2020.

CAPURRO, Rafael. De mensagens e mensageiros em tempos de pandemias biológicas e informacionais. In.: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CRÍTICOS EM INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO SOCIAL, 2020, Rio de Janeiro. [Palestra]. [S.l.]: [s.n.], 2020. Traduação: Arthur Coelho Bezerra. Disponível em: http://www.capurro.de/pandemias_port.html. Acesso em: 15 maio 2020.

CHAN, Albert K. M; Nickson, C.P.; Rudolph, J.W.; Joynt, G.M. Social media for rapid knowledge dissemination: early experience from the COVID‐19 pandemic. Anaesthesia, Estados Unidos da América, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/anae.15057. Acesso em: 18 maio 2020.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 2006.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Iniciativa pioneira em São Paulo de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) leva case de sucesso para a Suécia. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/rio-20/single-view/news/pioneer_media_and_information_literacy_mil_initiative_in_s/. Acesso em: 15 abr. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha informativa: COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 2020a. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 Acesso em: 15 maio 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Folheto Informativo. 2020b. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=5. Acesso em: 15 maio 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Qual é a orientação da OPAS e da OMS no que diz respeito ao uso de máscaras? 2020c. https://www.paho.org/bra/covid19/. Acesso em: 6 jun. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. COVID-19: Doença causada pelo coronavírus 2019. [2020d]. Disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRVGBaY7CQF0fG6o2wJ78yLCT1o8uK1jETcCQtNN9qdKnc7tB1s&s. Acesso em: 15 maio 2020.

QUINTÃO, Fernanda de Souza; TRISKA, Ricardo. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 105-118, 2014. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/243/168. Acesso em: 28 jun. 2020.

SANTOS, Jaires Oliveira. Competência em informação dos egressos do curso de Biblioteconomia: uma análise na região Nordeste do Brasil. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/19516/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Jaires%20Oliveira%20Santos.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

SANTOS, Jaires Oliveira; BARREIRA, Maria Isabel de Jesus Sousa. O bibliotecário do Nordeste Brasileiro: elucubrações do processo de aprendizagem e da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 237-250, 2019. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/27825. Acesso em: 15 abr. 2020.

SANTOS, Jaires Oliveira et al. Avaliação informacional em ambientes colaborativos. Em Questão, Porto Alegre, online first, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jaires_Santos/publication/342876715_Avaliacao_informacional_em_ambientes_colaborativos/links/5f0a8de64585155050a0189c/Avaliacao-informacional-em-ambientes-colaborativos.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

SMICIKLAS, Mark. The power of infographics: Using pictures to communicate and connect with your audiences. Estados Unidos da América: Que Publishing, 2012. Disponível em: http://ptgmedia.pearsoncmg.com/images/9780789749499/samplepages/0789749491.pdf. Acesso em: 15 abr 2020.

Published
2020-06-28
How to Cite
SILVA, S. P. DA; SANTOS, J. O. Meaning of compositional Infographics and combating misinformation Covid-19 times. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 83-94, 28 Jun. 2020.
Section
Artigos