Significados composicionais de Infográficos e o combate à desinformação em tempos de Covid-19

  • Silvana Pereira da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jaires Oliveira Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumen

Este artigo empreende um debate sobre a contribuição dos infográficos no combate a proliferação de desinformação, em vista dos significados composicionais de elementos visuais e verbais. Para atender a este objetivo, realizou-se uma reflexão bibliográfica e usou-se três infográficos do site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Conclui-se que os infográficos apresentam características que ajudam na disseminação de informações idôneas, coesas e concisas, de modo que contribuem efetivamente para suprimir as desinformações em tempos de Covid-19.

Biografía del autor/a

Silvana Pereira da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Designer, mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFBA (2016). Atua com Editoração de publicação acadêmica e científicas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Programação Visual; Comunicação e Editoração Científica. Membro do Grupo do Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Designer e Semiótica (UFBA) e do Laboratório

Jaires Oliveira Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do grupo de pesquisa - Competências e comportamentos: processos produtivos, inovação e comunicação da informação (Comporti) da UFBA. Desenvolve pesquisas com ênfase em Alfabetização da Informação, Processo Educacional, Profissão, Informação e Desinformação, Informação e Cidadania.

Citas

CANVA. Infográficos. Austrália: Canva, [2020]. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 15 maio 2020.

CAPURRO, Rafael. De mensagens e mensageiros em tempos de pandemias biológicas e informacionais. In.: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CRÍTICOS EM INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO SOCIAL, 2020, Rio de Janeiro. [Palestra]. [S.l.]: [s.n.], 2020. Traduação: Arthur Coelho Bezerra. Disponível em: http://www.capurro.de/pandemias_port.html. Acesso em: 15 maio 2020.

CHAN, Albert K. M; Nickson, C.P.; Rudolph, J.W.; Joynt, G.M. Social media for rapid knowledge dissemination: early experience from the COVID‐19 pandemic. Anaesthesia, Estados Unidos da América, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/anae.15057. Acesso em: 18 maio 2020.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 2006.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Iniciativa pioneira em São Paulo de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) leva case de sucesso para a Suécia. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/rio-20/single-view/news/pioneer_media_and_information_literacy_mil_initiative_in_s/. Acesso em: 15 abr. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha informativa: COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 2020a. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 Acesso em: 15 maio 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Folheto Informativo. 2020b. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=5. Acesso em: 15 maio 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Qual é a orientação da OPAS e da OMS no que diz respeito ao uso de máscaras? 2020c. https://www.paho.org/bra/covid19/. Acesso em: 6 jun. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. COVID-19: Doença causada pelo coronavírus 2019. [2020d]. Disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRVGBaY7CQF0fG6o2wJ78yLCT1o8uK1jETcCQtNN9qdKnc7tB1s&s. Acesso em: 15 maio 2020.

QUINTÃO, Fernanda de Souza; TRISKA, Ricardo. Design de informação em interfaces digitais: origens, definições e fundamentos. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 105-118, 2014. Disponível em: https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/243/168. Acesso em: 28 jun. 2020.

SANTOS, Jaires Oliveira. Competência em informação dos egressos do curso de Biblioteconomia: uma análise na região Nordeste do Brasil. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/19516/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Jaires%20Oliveira%20Santos.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

SANTOS, Jaires Oliveira; BARREIRA, Maria Isabel de Jesus Sousa. O bibliotecário do Nordeste Brasileiro: elucubrações do processo de aprendizagem e da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 237-250, 2019. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/27825. Acesso em: 15 abr. 2020.

SANTOS, Jaires Oliveira et al. Avaliação informacional em ambientes colaborativos. Em Questão, Porto Alegre, online first, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jaires_Santos/publication/342876715_Avaliacao_informacional_em_ambientes_colaborativos/links/5f0a8de64585155050a0189c/Avaliacao-informacional-em-ambientes-colaborativos.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

SMICIKLAS, Mark. The power of infographics: Using pictures to communicate and connect with your audiences. Estados Unidos da América: Que Publishing, 2012. Disponível em: http://ptgmedia.pearsoncmg.com/images/9780789749499/samplepages/0789749491.pdf. Acesso em: 15 abr 2020.

Publicado
2020-06-28
Cómo citar
SILVA, S. P. DA; SANTOS, J. O. Significados composicionais de Infográficos e o combate à desinformação em tempos de Covid-19. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 83-94, 28 jun. 2020.
Sección
Artigos