Center for Studies and Research in Information Literacy (GPCIn)
scientific and social contributions
Abstract
The present study aims to demonstrate the scientific and social contributions of the Center for Studies and Research in Information Literacy (GPCIn), created in 2006 by researchers linked to the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Data were collected from the Lattes Curriculuns of 24 Brazilian researchers and students who are members of the GPCIn and the academic and scientific production from 2006 to August 2022 was analyzed. The results show that the group developed research and extension projects, dissertation and doctoral thesis with different theoretical bases. In addition, books, book chapters, scientific articles in conference proceedings and articles in scientific journals were published. It concludes that the GPCIn has been fulfilling its mission of promoting Information Literacy, contributing to the scientific evolution of the subject and, at the same time, following the people's social needs.
References
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A Competência em Informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN, 2018. Disponível em: http://labirintodosaber.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Ebook-Compet%C3%AAncia-em-informa%C3%A7%C3%A3o-no-Brasil-cen%C3%A1rios-e-espectros-Profa.-Regina-Belluzzo-2018.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (DF): Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 out. 2022.
CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 set. 2022.
DE LUCCA, Djuli Machado. Princípios para o desenvolvimento da competência em informação do idoso sob o foco da dimensão política. 2019. Tese (Doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/206334/PCIN0205-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p.23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071. Acesso em: 25 ago. 2022.
FAZZIONI, Dilva Páscoa De Marco. Competência em informação e sobrecarga de informação em estudantes de cursos pré-vestibulares populares, públicos e gratuitos: em busca de relações e de princípios norteadores. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/229303/PCIN0272-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
MOCELIN, Daniel Gustavo. Concorrência e alianças entre pesquisadores: reflexões acerca da expansão de grupos de pesquisa dos anos 1990 aos 2000 no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 6, n. 11, 2009. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/166/160. Acesso em: 25 ago. 2022.
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO (GPCIn).
Disponível em: https://gpcin.ufsc.br/. Acesso em: 28 set. 2022.
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO (GPCIn). Confira a versão final do PDCIn da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2021. Disponível em: https://gpcin.ufsc.br/2021/07/12/confira-a-versao-final-do-programa-de-desenvolvimento-da-competencia-em-informacao-pdcin-da-biblioteca-publica-de-santa-catarina-bpsc/. Acesso em: 26 set. 2022.
ORDOVÁS, Gleide Bitencourte José et al. Núcleo de estudos e pesquisas em competência informacional (GPCIn): contexto e atividades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 28., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2429. Acesso em: 25 ago. 2022.
PELLEGRINI, Eliane. Princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres rurais sob a perspectiva do empoderamento. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/234847/PCIN0295-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
RIGHETTO, Guilherme G. ; VITORINO, Elizete V. . #TRANSliteracy: Competência em Informação voltada às pessoas trans*. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. 263 p.
RIGHETTO, Guilherme Goulart. Competência em informação às minorias sociais: conjecturando princípios. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/234670/PCIN0289-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
SILVA, Wilian Toneli da. Parâmetros norteadores para o desenvolvimento da competência em informação no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/237339/PCIN0299-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
SPUDEIT, Daniela Fernanda Assis de Oliveira. Diretrizes para o desenvolvimento da competência em informação em bibliotecas públicas com foco nas pessoas em situação de rua. Tese (doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/231102/PCIN0282-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 26 set. 2022.
VITORINO, Elizete V.; DE LUCCA, Djuli M. (Org.). As dimensões da Competência em Informação: técnica, estética, ética e política (impresso). 1. ed. Porto Velho: Edufro, 2020. 240 p.
VITORINO, Elizete V.; PIANTOLA, Daniela. Competência em Informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. 1. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019.
VITORINO, Elizete Vieira (org.). Competência em Informação no Brasil: dimensão técnica e perspectivas interdisciplinares. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2021.
VITORINO, Elizete Vieira; SPUDEIT, Daniela (org.). Competência em Informação e o cenário das pesquisas e práticas no Brasil: um olhar para o futuro e para a internacionalização. São Paulo: Abecin, 2021. E-book. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/issue/view/38/3. Acesso em: 03 jul. 2022.
Copyright (c) 2023 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.