The trajectory of the Archival and Information Literacy Research Group
productions and perspectives
Abstract
The objective of this article is to present the trajectory and production of the Archival Science and Information Literacy Research Group, whose structure is based on four axes, configured as lines of research: learning, archiving, informational phenomena and informational practices. As a methodological approach, a narrative review of the literature was chosen, since the articles selected and presented are exclusively produced by Research Group. The publications are presented in blocks, according to the lines of research, which act as thematic markers, considering the breadth of possibilities to be explored from the Archival - Information Literacy dyad. Finally, the perspectives of the research group are presented, considering: the institutionalization of a curricular component in undergraduate courses in Archival Science; the offer of continuing education for archivists who are already in the world of work and who have not had a close relationship with theme in their basic education; the theoretical consolidation of and Information Literacy and its branches in Brazilian Archival Science; the promotion of actions that bring society closer to the precepts of CoInfo, both in theoretical training actions and in empirical actions allocated to archival institutions. It is believed that the discussions around the dyad and Information Literacy - Archival Science, have overcome some initial challenges and have been positioning themselves as part of a new theoretical framework responsible for supporting the formation of a new generation of archivists, whose performance will be guided by a perspective criticism aimed at human emancipation, empowerment and social protagonism.
References
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que são “práticas informacionais”? Informação em pauta, Fortaleza. v. 2, n. esp., p. 217-236, out. 2017. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/. Acesso em: 26 jun. 2022.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2.ed. Bauru: Cá Entre Nós, 2007.
BERTI, Ilemar Christina Lansoni Wey.; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários e práticas informacionais: do que estamos falando? Informação & Informação, v. 22, n. 2, p. 389-401, 2017. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31462. Acesso em: 28 jun. 2022.
BERTI, Ilemar Christina Lansoni Wey. Práticas e regime de informação: os acontecimentos “carta de Temer a Dilma” e “Marcela Temer: bela, recatada e do lar”. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-BCDKNZ/1/20190405_tese_berti_ilemarchristinalansoniwey.pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.
CAVALCANTE, Celineide. R.; FURTADO, Renata Lira. Panorama sobre Archival Intelligence no cenário internacional. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 31, n. 63, p. 1-23, 2021a. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/982. Acesso em: 19 set. 2022.
CAVALCANTE, Celineide. R.; FURTADO, Renata Lira. Inteligência arquivística: uma importante estratégia de mediação arquivo-usuário. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT/UFRJ/ANCIB, 2021b, . Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/185 Acesso em: 19 set. 2022.
COSTA, Maria Ivone Maia; FURTADO, Renata Lira. As práticas informacionais de estudantes quilombolas: contribuições da Competência Crítica em Informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-19, 2021a. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1629. Acesso em: 28 mar. 2023.
COSTA, Maria Ivone Maia; FURTADO, Renata Lira. As contribuições da Competência Crítica em Informação nas Práticas informacionais de estudantes quilombolas no ensino superior: relato de pesquisa. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 4, p. 393-423, 2021b. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44493. Acesso em: 29 mar. 2023.
COSTA, Maria Ivone Maia da. Práticas informacionais e Competência Crítica em Informação de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará. Orientadora: Renata Lira Furtado. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14146. Acesso em:
DUDZIAK, Elizabeth A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) –Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/. Acesso em: 21 jun. 2022.
FARIAS, Laécio Lucas Sousa; FURTADO, Renata Lira. A inserção da competência em informação nos cursos de graduação em arquivologia. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 30, n. 60, p. 418-434, 2020. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/761. Acesso em: 29 mar. 2023.
FERREIRA, Elenice Janaú; FURTADO, Renata Lira. A Competência em Informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 107-121, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/44454. Acesso em: 29 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira. A Competência em Informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórico-aplicada. 2019. 364f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180950. Acesso em: 22 jun. 2022.
FURTADO, Renata Lira; BELLUZZO, Regina Célia Baptista; VITORIANO, Marcia Cristina de Carvalho Pazin. Competência em informação: disciplina necessária à formação do arquivista? Acervo, Rio de janeiro, v.32, n. 1, p. 75-91, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1033. Acesso em: 29 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Evelyn de Nazaré Oliveira. Objetivos e conteúdos para uma disciplina de Competência em Informação direcionada à formação do arquivista. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, v. 3, n. 3, p. 4-29, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13990/11372. Acesso em: 31 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Gabriel Jhonatta Pereira. Mapeamento da produção acadêmico-científica sobre competência em informação na arquivologia: da aprendizagem às práticas profissionais. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 31, n. 62, p. 1-24, 2021.
FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Felipe C. Almeida. Archival literacy: um diálogo da Arquivologia com a Competência em Informação. Ciência da Informação em Revista, v. 8, n. 2, p. 55–71, 2021. DOI: 10.28998/cirev.2021v8n2d. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11871. Acesso em: 19 set. 2022.
FURTADO, Renata Lira; COSTA, Maria Ivone Maia; SANTOS, Felipe C. Almeida. Práticas informacionais e Competência Crítica em informação: possíveis relações. In: TANUS, Gabrielle Francinne de S. C.; ROCHA, Janicy Aparecida Pereira; BERTI, Ilemar Christina Lansoni Wey. (orgs.). Práticas informacionais em diálogo com as ciências sociais e humanas. 1ed. Florianópolis: Nyota, 2021, p. 348-364.
FURTADO, Renata Lira. Competência em informação no cenário arquivístico: pesquisas e perspectivas. Archeion Online, v. 8, n. 1, p. 27–54, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/54356. Acesso em: 19 ago. 2022.
FURTADO, Renata Lira; SILVA, Victor M. O papel do arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da competência em informação. Convergência em Ciência da Informação, v. 2 n. 2, p. 23-43, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/11782. Acesso em: 19 ago. 2022.
FURTADO, Renata Lira; CAMPOS, Emilly Amanda Chucre de. A competência em informação no processo de macroavaliação. Informação & Informação, n. 3, v. 26, p. 181-206, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/41274. Acesso em: 31 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira; SILVA, Lucas Thery Monte Verde. Relações entre competência em informação, gestão documental e gestão da informação arquivística. Ciência da Informação em Revista, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 39–58, 2020. DOI: 10.28998/cirev.2020v7n3c. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/10035. Acesso em: 19 set. 2022.
FURTADO, Renata Lira; OLIVEIRA, Jenifer Galdino de. O fenômeno desinformação sob a perspectiva dos arquivistas brasileiros: o papel da competência em informação. Informação em Pauta, v. 5, n. 2, p. 107-131, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/60391. Acesso em: 31 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Maria de Nazaré Coelho dos; SANTOS, Felipe Cesár Almeida. Precisamos falar sobre os fenômenos informacionais contemporâneos no contexto arquivístico. Informação em Pauta, v. 7, p. 3, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/71202/218232. Acesso em: 31 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira; CAVALCANTE, Celineide Rodrigues; SANTOS, Felipe César Almeida dos. Competência Arquivística e Inteligência Arquivística como vertentes da Competência em Informação no horizonte da Arquivologia contemporânea. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, p. 163-192, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40002. Acesso em: 31 mar. 2023.
MOURA, Ana Roberta Pinheiro. Desinformação e Competência em Informação: discussões e possibilidades na Arquivologia. Belém, 2018. 48 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Arquivologia, Belém. 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1mxZOPGh-3IeLBl9sIbZCFlsRdIbUOaRK/view. Acesso em: 22 jun. 2022.
MOURA, Ana Roberta Pinheiro; FURTADO, Renata Lira; BELLUZZO, Regina C. Baptista. Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 1, p. 37-57, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/7063. Acesso em: 31 mar. 2023.
OLIVEIRA, Jenifer Galdino de. O fenômeno Desinformação sob a perspectiva dos arquivistas brasileiros. Belém, 2019. 59 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) –Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Arquivologia, Belém. 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oNWrcChqAHzvLHR7aLPk-5a0-0iksg35/view. Acesso em: 22 jun. 2022
SANTOS, Felipe César Almeida dos; FURTADO, Renata Lira. Archival literacy: estreitando as relações entre a competência em informação com a Arquivologia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 1-18, jul. 2021. ISSN 1980-6949. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1647. Acesso em: 19 set. 2022.
SILVA, Lucas Thery Monte Verde; FURTADO, Renata Lira. Gestão da informação arquivística e a competência em informação: relato de pesquisa. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 1-16, jul. 2021. ISSN 1980-6949. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1640>. Acesso em: 19 set. 2022.
SILVA, Lucas Thery Monte Verde et al. Perspectivas da Competência em Informação na relação entre o arquivo e o cidadão. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO – CINFORM, 14., 2019, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2019. Disponível em: http://www.cinform2019.ici.ufba.br/modulos/submissao/Upload-508/119323.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 40 n. 1, p. 99-110, jan./abr., 2011. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1328. Acesso em: 31 mar. 2023.
Copyright (c) 2023 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.