A trajetória do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em Informação
produções e perspectivas
Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória e a produção do Grupo de pesquisa Arquivologia e Competência em Informação, cuja estrutura segue apoiada em quatro eixos, configurados como linhas de pesquisa: aprendizagem, fazer arquivístico, fenômenos informacionais e práticas informacionais. Como percurso metodológico, optou-se por uma revisão narrativa da literatura, uma vez que os artigos selecionados e apresentados são exclusivamente produções do Grupo de pesquisa. As publicações são apresentadas em blocos, de acordo com as linhas de pesquisa, que atuam como balizadores temáticos, considerando a amplitude de possibilidades a serem exploradas a partir da díade Arquivologia - Competência em Informação. Por fim, apresenta-se as perspectivas do grupo de pesquisa, considerando: a institucionalização de um componente curricular nos cursos de graduação em Arquivologia; a oferta de formação continuada para arquivistas que já estão inseridos no mundo do trabalho e que não tiveram aproximação com a temática em sua formação básica; a consolidação teórica da Competência em Informação e de suas vertentes na Arquivologia brasileira; a promoção de ações que aproximem a sociedade dos preceitos da CoInfo, tanto em ações de formação teórica como em ações empíricas alocadas em instituições arquivísticas. Acredita-se que as discussões em torno da díade Competência em Informação – Arquivologia, têm superado alguns desafios iniciais e vêm se posicionando como parte de um novo arcabouço teórico responsável por embasar a formação de uma nova geração de arquivistas, cuja atuação será pautada numa perspectiva crítica direcionada à emancipação humana, ao empoderamento e protagonismo social.
Citas
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que são “práticas informacionais”? Informação em pauta, Fortaleza. v. 2, n. esp., p. 217-236, out. 2017. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/. Acesso em: 26 jun. 2022.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2.ed. Bauru: Cá Entre Nós, 2007.
BERTI, Ilemar Christina Lansoni Wey.; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários e práticas informacionais: do que estamos falando? Informação & Informação, v. 22, n. 2, p. 389-401, 2017. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31462. Acesso em: 28 jun. 2022.
BERTI, Ilemar Christina Lansoni Wey. Práticas e regime de informação: os acontecimentos “carta de Temer a Dilma” e “Marcela Temer: bela, recatada e do lar”. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-BCDKNZ/1/20190405_tese_berti_ilemarchristinalansoniwey.pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.
CAVALCANTE, Celineide. R.; FURTADO, Renata Lira. Panorama sobre Archival Intelligence no cenário internacional. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 31, n. 63, p. 1-23, 2021a. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/982. Acesso em: 19 set. 2022.
CAVALCANTE, Celineide. R.; FURTADO, Renata Lira. Inteligência arquivística: uma importante estratégia de mediação arquivo-usuário. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT/UFRJ/ANCIB, 2021b, . Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/185 Acesso em: 19 set. 2022.
COSTA, Maria Ivone Maia; FURTADO, Renata Lira. As práticas informacionais de estudantes quilombolas: contribuições da Competência Crítica em Informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-19, 2021a. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1629. Acesso em: 28 mar. 2023.
COSTA, Maria Ivone Maia; FURTADO, Renata Lira. As contribuições da Competência Crítica em Informação nas Práticas informacionais de estudantes quilombolas no ensino superior: relato de pesquisa. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 4, p. 393-423, 2021b. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44493. Acesso em: 29 mar. 2023.
COSTA, Maria Ivone Maia da. Práticas informacionais e Competência Crítica em Informação de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará. Orientadora: Renata Lira Furtado. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14146. Acesso em:
DUDZIAK, Elizabeth A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) –Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/. Acesso em: 21 jun. 2022.
FARIAS, Laécio Lucas Sousa; FURTADO, Renata Lira. A inserção da competência em informação nos cursos de graduação em arquivologia. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 30, n. 60, p. 418-434, 2020. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/761. Acesso em: 29 mar. 2023.
FERREIRA, Elenice Janaú; FURTADO, Renata Lira. A Competência em Informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 107-121, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/44454. Acesso em: 29 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira. A Competência em Informação no cenário arquivístico: uma contribuição teórico-aplicada. 2019. 364f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180950. Acesso em: 22 jun. 2022.
FURTADO, Renata Lira; BELLUZZO, Regina Célia Baptista; VITORIANO, Marcia Cristina de Carvalho Pazin. Competência em informação: disciplina necessária à formação do arquivista? Acervo, Rio de janeiro, v.32, n. 1, p. 75-91, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1033. Acesso em: 29 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Evelyn de Nazaré Oliveira. Objetivos e conteúdos para uma disciplina de Competência em Informação direcionada à formação do arquivista. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, v. 3, n. 3, p. 4-29, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13990/11372. Acesso em: 31 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Gabriel Jhonatta Pereira. Mapeamento da produção acadêmico-científica sobre competência em informação na arquivologia: da aprendizagem às práticas profissionais. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 31, n. 62, p. 1-24, 2021.
FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Felipe C. Almeida. Archival literacy: um diálogo da Arquivologia com a Competência em Informação. Ciência da Informação em Revista, v. 8, n. 2, p. 55–71, 2021. DOI: 10.28998/cirev.2021v8n2d. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11871. Acesso em: 19 set. 2022.
FURTADO, Renata Lira; COSTA, Maria Ivone Maia; SANTOS, Felipe C. Almeida. Práticas informacionais e Competência Crítica em informação: possíveis relações. In: TANUS, Gabrielle Francinne de S. C.; ROCHA, Janicy Aparecida Pereira; BERTI, Ilemar Christina Lansoni Wey. (orgs.). Práticas informacionais em diálogo com as ciências sociais e humanas. 1ed. Florianópolis: Nyota, 2021, p. 348-364.
FURTADO, Renata Lira. Competência em informação no cenário arquivístico: pesquisas e perspectivas. Archeion Online, v. 8, n. 1, p. 27–54, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/54356. Acesso em: 19 ago. 2022.
FURTADO, Renata Lira; SILVA, Victor M. O papel do arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da competência em informação. Convergência em Ciência da Informação, v. 2 n. 2, p. 23-43, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/11782. Acesso em: 19 ago. 2022.
FURTADO, Renata Lira; CAMPOS, Emilly Amanda Chucre de. A competência em informação no processo de macroavaliação. Informação & Informação, n. 3, v. 26, p. 181-206, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/41274. Acesso em: 31 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira; SILVA, Lucas Thery Monte Verde. Relações entre competência em informação, gestão documental e gestão da informação arquivística. Ciência da Informação em Revista, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 39–58, 2020. DOI: 10.28998/cirev.2020v7n3c. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/10035. Acesso em: 19 set. 2022.
FURTADO, Renata Lira; OLIVEIRA, Jenifer Galdino de. O fenômeno desinformação sob a perspectiva dos arquivistas brasileiros: o papel da competência em informação. Informação em Pauta, v. 5, n. 2, p. 107-131, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/60391. Acesso em: 31 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira; SANTOS, Maria de Nazaré Coelho dos; SANTOS, Felipe Cesár Almeida. Precisamos falar sobre os fenômenos informacionais contemporâneos no contexto arquivístico. Informação em Pauta, v. 7, p. 3, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/71202/218232. Acesso em: 31 mar. 2023.
FURTADO, Renata Lira; CAVALCANTE, Celineide Rodrigues; SANTOS, Felipe César Almeida dos. Competência Arquivística e Inteligência Arquivística como vertentes da Competência em Informação no horizonte da Arquivologia contemporânea. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, p. 163-192, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40002. Acesso em: 31 mar. 2023.
MOURA, Ana Roberta Pinheiro. Desinformação e Competência em Informação: discussões e possibilidades na Arquivologia. Belém, 2018. 48 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Arquivologia, Belém. 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1mxZOPGh-3IeLBl9sIbZCFlsRdIbUOaRK/view. Acesso em: 22 jun. 2022.
MOURA, Ana Roberta Pinheiro; FURTADO, Renata Lira; BELLUZZO, Regina C. Baptista. Desinformação e competência em informação: discussões e possibilidades na Arquivologia. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 1, p. 37-57, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/7063. Acesso em: 31 mar. 2023.
OLIVEIRA, Jenifer Galdino de. O fenômeno Desinformação sob a perspectiva dos arquivistas brasileiros. Belém, 2019. 59 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) –Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Arquivologia, Belém. 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oNWrcChqAHzvLHR7aLPk-5a0-0iksg35/view. Acesso em: 22 jun. 2022
SANTOS, Felipe César Almeida dos; FURTADO, Renata Lira. Archival literacy: estreitando as relações entre a competência em informação com a Arquivologia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 1-18, jul. 2021. ISSN 1980-6949. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1647. Acesso em: 19 set. 2022.
SILVA, Lucas Thery Monte Verde; FURTADO, Renata Lira. Gestão da informação arquivística e a competência em informação: relato de pesquisa. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 1-16, jul. 2021. ISSN 1980-6949. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1640>. Acesso em: 19 set. 2022.
SILVA, Lucas Thery Monte Verde et al. Perspectivas da Competência em Informação na relação entre o arquivo e o cidadão. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO – CINFORM, 14., 2019, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2019. Disponível em: http://www.cinform2019.ici.ufba.br/modulos/submissao/Upload-508/119323.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 40 n. 1, p. 99-110, jan./abr., 2011. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1328. Acesso em: 31 mar. 2023.
Derechos de autor 2023 Folha de Rosto
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.