BIBLIOTECA PATATIVA DO ASSARÉ DO COLÉGIO OBJETIVO JUAZEIRO DO NORTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
Discorre a acerca da biblioteca escolar, discutindo sua importância no contexto educacional. O trabalho relata a experiência da Biblioteca Patativa do Assaré do Colégio Objetivo, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, caracterizada como uma das melhores escolas da Cidade. O texto aponta uma prática significativa para comunidade de bibliotecários e educadores, onde a biblioteca é considerada um dos ambientes mais acolhedores da escola. Lembrando que essa deve servir de apoio pedagógico aos professores e alunos. O relato tem o objetivo de apresentar como funciona e quais os serviços que o ambiente oferece. Reconhece a importância de se trabalhar com projetos e descreve todos os que a biblioteca desenvolve, desde o ano de 2015 ao primeiro semestre de 2016. A metodologia define-se como pesquisa bibliográfica de essência qualitativa. Ressalta a importância do trabalho do bibliotecário em parceria com a comunidade pedagógica, com a intenção de elaborar atividades de leitura para todos os níveis de ensino.
Citas
CÔRTE, Adelaide Ramos; BANDEIRA Silva Pinto. Biblioteca escolar. Brasília: Briquet de Lemos, 2011.
LIMA, Maria Daiane de Oliveira. Regulamento da biblioteca Patativa do Assaré do Colégio Objetivo Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte: (s.n), 2014.
PIMENTEL, Graça; BERNARDES, Liliane; SANTANA, Marcelo. O que é uma biblioteca? In: ______. Biblioteca escolar: Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. cap.2, p.23.
PEREIRA, Andréa K. Biblioteca na escola. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria da Educação Básica, 2006.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.