Estudo de Usuário e Pesquisa de Marketing

instrumentos possíveis ao processo de inovação

  • Marcos Aurélio Gomes Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Estudo de usuários, Pesquisa de Marketing, Inovação

Resumo

A inovação representa um fator de competitividade e sobrevivência para as organizações. Para que a inovação possibilite o desenvolvimento de novos ou melhorados produtos e serviços, torna-se relevante o conhecimento das necessidades da sociedade. Neste sentido, buscou-se por meio deste trabalho identificar aspectos de aproximação e distinção entre os estudos de usuários e as pesquisas de marketing como fator propositivo ao processo de inovação. Trabalho classificado como exploratório, por intermédio da pesquisa bibliográfica foi possível identificar simetrias e assimetrias existentes entre os estudos de usuários e as pesquisas de marketing. Conclui-se que ambos os instrumentos, isto é, tanto estudos de usuários como as pesquisas de marketing, possuem particularidades e que os mesmos convergem para se obter informações sobre o cliente e/ou usuário que poderão potencializar o processo de inovação

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente exerce atividades de ensino e pesquisa como Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Alagoas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3704296766875413

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Publicado
2020-11-25
Como Citar
GOMES, M. A. Estudo de Usuário e Pesquisa de Marketing: instrumentos possíveis ao processo de inovação. Folha de Rosto, v. 6, n. 3, p. 14-24, 25 nov. 2020.
Seção
Artigos