Planejamento estratégico de sucessão em empresas familiares
um estudo no Cariri cearense
Resumen
Este artigo tem por finalidade analisar o planejamento estratégico de sucessão de três empresas familiares situadas na região do Cariri cearense. Os procedimentos metodológicos foram delineados a partir de um estudo de caso que foi construído por meio de entrevistas e um questionário adaptado nos autores Crasto (2012) e Ferreira (2015). Com base nos dados obtidos, foi analisado o período em que as empresas se encontram no modelo tridimensional proposto por Gersick (1997). Analisando a fase que as empresas estão, de acordo com o modelo tridimensional, que contempla os eixos “empresa”, “propriedade” e “família”, os respondentes, consideraram que em relação ao eixo “empresa”, todos se encaixam na fase de “expansão/formalização”. No eixo da propriedade, estão na fase “proprietário controlador” e finalmente no eixo da família as empresas se consideram no estágio “trabalho conjunto”. Após analisar as estratégias utilizadas pelas empresas familiares para sua sucessão, percebeu-se que as mesmas não possuem um planejamento estratégico de sucessão bem definido, mas é comum a todas acreditarem que o sucessor deve ser da família
Citas
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