O uso das Plataformas Digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19

  • Camila Bahia Góes Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Glauber Cassiano Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores das IES sobre o uso das plataformas digitais durante o afastamento social causado pela Covid-19. O afastamento social direcionou para novas formas de se relacionar na sociedade e as Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente, as de rede privada, precisaram se adaptar a nova ordem social a fim de que não prejudicasse o semestre acadêmico, adotando então, o ensino remoto como prática institucional através do uso das plataformas digitais para o processo de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa exploratória com 10 professores de IES distintas, selecionados por atuarem especificamente no curso de Pedagogia, e através do questionário construído no Formulário Google foi feito o levantamento das narrativas dos mesmos. Como resultado, percebe-se que os desafios entornam diante dos pontos de boa conectividade; ausência de recursos adequados; acesso á Internet; ausência dos estudantes nas aulas remotas, formação adequada dos professores para o domínio das ferramentas e outros.

Biografía del autor/a

Camila Bahia Góes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Linha Política e Gestão da Educação e do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital).

Glauber Cassiano, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Linha Política e Gestão da Educação e do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa  do Estado da Bahia (FAPESB).

Citas

FEENBERG, Andrew. Questioning technology. 3. ed. London; New York: Routledge, 2001.

FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. Oxford: Oxford University Press, 2002.

GONZÁLEZ, Jaime Ricardo. Imagem social de la educación a distância. In: MENA, Marta (Org). Construyendo la nueva agenda de la educación a distancia. Buenos Aires: IA Curjia, 2007, p. 251-279.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Educação a Distância. Brasília, [20--]. Disponível em: http://inep.gov.br/ead. Acesso em: 23 jun. 2020.

JORDÃO, Teresa Cristina. Formação de educadores: a formação do professor para a educação em um mundo digital. Boletim Salto para o Futuro: Tecnologias digitais na educação, v. 19, n. 19, p. 9-17, nov./dez. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012178.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Loyola, 1999.

MARCUSE, Herbert. Guerra, tecnologia y fascismo: textos inéditos. Medellí, Colombia: Editora Universidad de Antioquia, 2001.

MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. A cultura digital na escola: reflexões sobre a transformação da prática educativa escolar. Revista Intersaberes. Curitiba, v. 10, n. 21, p. 577-594, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/897. Acesso em: 1 jul. 2020.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Nota técnica ensino a distância na educação básica frente à pandemia da Covid-19. Brasilia: MEC, 2020. Disponível em: http://docplayer.com.br/184349027-Ensino-a-distancia-na-a-educacao-basica-frente-a-pandemia-da-covid-19.html. Acesso em: 1 jul. 2020.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; KRAMER, Sônia. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1037-1057, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1928100.pdf. Acesso em: 1 jul. 2020.

NEVES, Bárbara Coelho; SANTOS, Raquel Rosário dos; GOMES, Henriette Ferreira. A condição estruturante das tecnologias nas relações sociais: potencialidades na interlocução entre biblioteca e usuário. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 3, p. 25-31, set./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10106/8574. Acesso em: 1 jul. 2020.

NEVES, Bárbara Coelho. Pontos de inclusão digital baianos: uma abordagem cognitiva baseada na convergência de recursos e na mediação. 2010. 210 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/7918/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Barbara%20Coelho%20Neves.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.

OLIVEIRA, Silvaney de; GUIMARÃES, Orliney Maciel; LORENZETTI, Leonir. O enfoque CTS e as concepções de tecnologia de alunos do ensino médio. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 121-147, nov. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p121/32839. Acesso em: 1 jul. 2020.

PUCCI, Bruno. Theodor Adorno e a frieza burguesa em tempos de tecnologias digitais. Cadernos IHU ideias, São Leopoldo, v. 10, n. 172, p. 3-16, 2012. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/images/stories/cadernos/ideias/172cadernosihuideias.pdf. Acesso em: 1 jul. 2020.

RISTOFF, Dilvo. Aluno a distância vai melhor no Enade. Folha de São Paulo, São Paulo, 10 set. 2007. Disponível em: http://goo.gl/5TEmgA. Acesso em: 1 jul. 2020.

RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: as perspectivas, questões e autores. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016.

SILVA, Cristiano Moreira da; BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Uso das novas tecnologias na validação dos conteúdos ministrados durante as aulas. Informação & Sociedade: Estudos, v. 28, n. 2, p. 133-148, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38668/20798. Acesso em: 23 jun. 2020.

SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena da M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Org.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em: http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/1484_991_sousa-9788578791247.pdf. Acesso em: 1 jul. 2020.

TODOS PELA EDUCAÇÂO. Nota Técnica: Ensino a distância Educação Básica frente à pandemia da Covid-19. São Paulo: Todos pela Educação, 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020.

Publicado
2020-07-02
Cómo citar
GÓES, C. B.; CASSIANO, G. O uso das Plataformas Digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 107-118, 2 jul. 2020.
Sección
Artigos