O uso das Plataformas Digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19

  • Camila Bahia Góes Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Glauber Cassiano Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Palavras-chave: Plataformas digitais, Ensino remoto, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores das IES sobre o uso das plataformas digitais durante o afastamento social causado pela Covid-19. O afastamento social direcionou para novas formas de se relacionar na sociedade e as Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente, as de rede privada, precisaram se adaptar a nova ordem social a fim de que não prejudicasse o semestre acadêmico, adotando então, o ensino remoto como prática institucional através do uso das plataformas digitais para o processo de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa exploratória com 10 professores de IES distintas, selecionados por atuarem especificamente no curso de Pedagogia, e através do questionário construído no Formulário Google foi feito o levantamento das narrativas dos mesmos. Como resultado, percebe-se que os desafios entornam diante dos pontos de boa conectividade; ausência de recursos adequados; acesso á Internet; ausência dos estudantes nas aulas remotas, formação adequada dos professores para o domínio das ferramentas e outros.

Biografia do Autor

Camila Bahia Góes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Linha Política e Gestão da Educação e do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital).

Glauber Cassiano, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Linha Política e Gestão da Educação e do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa  do Estado da Bahia (FAPESB).

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Publicado
2020-07-02
Como Citar
GÓES, C. B.; CASSIANO, G. O uso das Plataformas Digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 107-118, 2 jul. 2020.
Seção
Artigos