Negra Intelectual na Biblioteconomia do Cariri Cearense

a trajetória de Joselina da Silva

  • Dávila Maria Feitosa da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Erinaldo Dias Valério Universidade Federal de Goias (UFG)
  • Nicácia Lina do Carmo Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Biblioteconomia Negra, Mulher negra intelectual, Educação antirracista, Joselina da Silva

Resumo

Apresenta uma reflexão sobre a contribuição da professora negra intelectual Dra. Joselina da Silva, para os estudos sobre as relações étnico-raciais, sociais e de gênero no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri. Discute a importância dessa negra intelectual para a consolidação da Biblioteconomia negra brasileira. Informa que as discussões sobre as relações étnico-raciais na formação de bibliotecárias/os no Brasil têm se dado a partir das iniciativas de diferentes negras/os intelectuais brasileiras/os. Adota como metodologia a característica de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e coleta os dados por meio do currículo da referida professora indexado na plataforma lattes. Informa que a professora Joselina da Silva é uma intelectual negra, carioca, nascida e criada no âmbito religioso de matriz africana, possui uma trajetória notória na academia e nos movimentos sociais negros. Explica que a mesma atuou no curso de Biblioteconomia e coordenou o Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais – (N´BLAC). Cita que esta pesquisa é desenvolvida no âmbito do Alaye - laboratório de pesquisa em informação antirracista e sujeitos informacionais. Finaliza apontando que a atuação da professora tem proporcionado a formação de pessoas bibliotecárias comprometidas no fazer acadêmico, pedagógico e profissional com a educação das relações étnico-raciais, de modo que, os serviços e produtos de informação possam contemplar as necessidades informacionais de pessoas negras independente do ambiente em que estejam inseridas.

Biografia do Autor

Dávila Maria Feitosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Biblioteconomia (UFCA). Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Alaye - laboratório de pesquisa em informação antirracista e sujeitos informacionais.

Erinaldo Dias Valério, Universidade Federal de Goias (UFG)

Doutor em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT/UFRJ). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFPE). Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UFCA) e líder do Alaye - laboratório de pesquisa em informação antirracista e sujeitos informacionais.

Nicácia Lina do Carmo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Ciência da Informação (UFPE). Bibliotecária/Documentalista da UFC. Integrante do Alaye - laboratório de pesquisa em informação antirracista e sujeitos informacionais.

Referências

ALMEIDA, Neilia Barros Ferreira de; BAPTISTA, Sophia Galvão. Breve histórico da Biblioteconomia brasileira: formação profissional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25, 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2013. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1508. Acesso em: 2 dez. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 2 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s-Educacao das Relações Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.

CARDOSO, Francilene; PINTO, Michelle Silva. Apontamentos contemporâneos sobre questão racial e atuação bibliotecária. In: SILVA, Franciéle Carneiro; LIMA, Graziela dos Santos. (Org.) Bibliotecári@s negr@: ação, pesquisa e atuação política. Florianópolis: Associação Catarinense de Bibliotecários, 2018. p. 39-88.

EUCLIDES, Maria Simone; SILVA, Joselina da. Dialogando autoetnografias negras: intersecções de vozes, saberes e práticas docentes. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 33-52, abr/jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5042. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5042. Acesso em: 20 dez. 2020.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

SANTOS, Sales Augusto. “De militantes negros a negros intelectuais”. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 7, 2008, Lisboa. Anais [...]. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2008. Tema do evento: Mundos sociais: saberes e práticas. Disponível em: http://flacso.org.br/?publication=de-militantes-negros-a-negros-intelectuais. Acesso em: 22 dez. 2020.

SANTOS, Raimunda Fernanda dos; VALÉRIO, Erinaldo Dias. O ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 5, n. Especial, p. 14-23, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/114056. Acesso em: 22 dez. 2020.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. p. 73-118.

VALÉRIO, Erinaldo Dias; SILVA, Dávila Maria Feitosa. Discutindo as relações raciais: os trabalhos de conclusão de curso em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 4, p. 132-145, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/84. Acesso em: 22 dez. 2020.

VALÉRIO, Erinaldo Dias; CAMPOS, Arthur Ferreira. Educação antirracista no ensino da biblioteconomia. Folha de Rosto, v. 5 n. Especial, p. 118-126, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/462. Acesso em: 22 dez. 2021.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Publicado
2021-04-27
Como Citar
SILVA, D. M. F. DA; VALÉRIO, E. D.; CARMO, N. L. DO. Negra Intelectual na Biblioteconomia do Cariri Cearense: a trajetória de Joselina da Silva. Folha de Rosto, v. 7, n. 1, p. 28-47, 27 abr. 2021.
Seção
Artigos