Mediação no âmbito da Organização da Informação
proposta de um programa de atuação para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará
Resumen
Esta dissertação discute perspectivas de aplicação da mediação técnica no âmbito da Organização da Informação, sob uma percepção plural e integrativa destes campos de pesquisa, na ambiência da biblioteca universitária. Neste sentido, o objetivo geral desse estudo é investigar as perspectivas de aplicação da mediação técnica no âmbito da Organização da Informação, visando a construção de um programa de atuação para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. Para tanto, os objetivos específicos elencados pretendem: abordar as relações entre mediação e Organização da Informação no âmbito da mediação técnica; discutir sobre possibilidades de aplicação da mediação técnica da informação no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará; identificar os possíveis aspectos que caracterizam a mediação técnica da informação no sistema supramencionado; e por fim, propor um programa de atuação da mediação técnica no âmbito da Organização da Informação para o referido sistema. A fundamentação teóricometodológica pauta-se na revisão bibliográfica e documental acerca das concepções da mediação no âmbito da Organização da Informação. Para tanto, através da análise dos fatos disponíveis na literatura, foi possível discorrer sobre a aplicabilidade dessas concepções nos processos de catalogação; classificação; indexação; sinalização da biblioteca; política de desenvolvimento de coleções; serviços; produtos; preservação da memória e uso de recursos virtuais. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, caracteriza-se pela revisão bibliográfica, documental, participante. Adota-se como técnica de coleta de dados a triangulação de métodos (questionários com 33 bibliotecários, 363 usuários; entrevista semiestruturada com o diretor do Sistema de Bibliotecas e 3 diretoras de bibliotecas setoriais; observação direta), igualmente, utiliza-se a análise de conteúdo como técnica de análise de dados de caráter qualitativo e como um dos resultados, obtém-se: o Programa de Mediação Técnica da Informação. Conclui-se que o Programa congrega uma rede de ações a partir da atuação da mediação no âmbito da Organização da Informação. Desse modo, espera-se que as bibliotecas universitárias se apropriem desse material para: demonstrar a Organização da Informação como prática de mediação técnica sob a dimensão de múltiplas possibilidades, para que suas ações sejam vistas como humanas e sociais, realizadas para e com o usuário; reverberar entre os profissionais da área, o caráter mediacional dos setores que envolvem a Organização da Informação na biblioteca universitária.
Citas
ARAÚJO, Ana Rafaela Sales de. Mediação no âmbito da Organização da Informação: proposta de um programa de atuação para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. Orientação: Jonathas Luiz Carvalho Silva. 2018. 218 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte-CE, 2018. Disponível em: http://sites.ufca.edu.br/ppgb/wp-content/uploads/sites/20/2019/06/ARA%C3%9AJO_Media%C3%A7%C3%A3o-no-%C3%A2mbito-da-organiza%C3%A7%C3%A3o-da-informa%C3%A7%C3%A3o_2018.pdf. Acesso em: 3 jan. 2022.
Derechos de autor 2022 Folha de Rosto
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.