Possibilidades decoloniais para bibliotecas universitárias brasileiras
fortalecendo as práticas integradoras face a efetivação de ações antirracistas
Resumen
A proposta desse trabalho é apresentar as possibilidades de ações práticas antirracistas e decoloniais nas bibliotecas universitárias, tendo como objetivo relacionar a importância da efetivação das práticas integradoras da biblioteca universitária ao currículo face às relações étnico-raciais no ambiente acadêmico. A revisão da literatura que abrange o marco teórico, abarca a análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o que é apontado por teóricos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação face às práticas antirracistas e a identificação dos aspectos que justificam a construção de uma educação antirracista tanto no ambiente de formação, como o de atuação nas bibliotecas como um todo. Por fim, entende-se a necessidade de uma compreensão ampla e crítica das práticas integradoras e seus desdobramentos no âmbito do delineamento das questões antirracistas que requerem a urgente incorporação de um plano estratégico que sustentaria diversas outras práticas biblioteconômicas mais inovadoras.
Citas
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