Práticas informacionais em Clubes de Leitura

mediação, compartilhamento de leituras e trocas informacionais

  • Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Andreza Gonçalves Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jéssica PatrÍcia Silva de Sá Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumen

O presente artigo relata a observação participante em três clubes de leitura distintos sob a ótica dos estudos de práticas informacionais. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Como técnica de coletas de dados adotou-se a observação participante dos clubes de leitura: Clube do Livro BH, Clube do Livro de Ribeirão das Neves e Leia Mulheres BH. Optou-se por uma postura etnográfica, com intuito de tornar possível uma imersão nos encontros dos clubes de leitura. O pressuposto da pesquisa consiste na ideia de que a dinâmica de compartilhamento da informação nesses clubes se apresenta de forma muito rica, uma vez que implica em leituras prévias de livros e em diversas trocas de informação durante os encontros. Dessa forma, as relações entre o sujeito e a informação se apresentam complexas e permeadas por vários processos como: leitura, apropriação e interpretação da informação, compartilhamento de experiências de leitura, troca de informações e interações/conversas informais com outros leitores. Com a investigação a partir da perspectiva dos estudos de práticas informacionais, evidencia-se a importância da interação social e do contexto para promoção da mediação, do compartilhamento de leituras e trocas informacionais na construção de sentido, significado e conhecimento coletivo.

Biografía del autor/a

Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG). Bacharela em Biblioteconomia pela UFMG.

Andreza Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharela em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Especialista em Docência em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Públicas pela Faculdade UniBF.
Jéssica PatrÍcia Silva de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharela em Biblioteconomia pela UFMG. Bibliotecária-Documentalista da Escola de Belas Artes da UFMG.

Citas

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal; DUMONT, Lígia Maria Moreira. As perspectivas de estudos sobre os sujeitos no PPGCI/UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. especial, p. 85-101, jan./mar. 2019. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3895/2230. Acesso em: 14 fev. 2022.

BERTI, Ilemar Christina Lansoni Wey; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários e práticas informacionais: do que estamos falando? Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 2, p. 389-401, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/issue/view/1320. Acesso em: 14 fev. 2022.

DELMANTO, Dileta. A mediação da leitura à luz da concepção de aprendizado socialmente elaborado. In: INSTITUTO C&A. Prazer em ler: registros esparsos da emoção do caminhante nas lidas com a mediação da leitura. São Paulo: [s. n.], 2007. v. 2. p. 16-37.

DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila; PAULA, Cláudio Paixão Anastácio de. Práticas informacionais: desafios teóricos e empíricos de pesquisa. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE USOS E USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO, 1., Fortaleza. Anais [...]. 2017. Disponível em: http://www.eneu2017.ufc.br/index.php/eneu/1/paper/viewFile/60/31. Acesso em: 14 fev. 2022.

FREITAS, César Gomes de. Desenvolvimento local e sentimento de pertença na comunidade de Cruzeiro do Sul - Acre. 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2008. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8058-desenvolvimento-local-e-sentimento-de-pertenca-na-comunidade-de-cruzeiro-do-sul-acre.pdf. Acesso em: 23 mar. 2022.

KOZINETS, Robert. The Field Behind the Screen: Using Netnography For Marketing Research in Online Communities. Journal of Marketing Research, [s. l.], v. 39, n. 1, p. 61-72, feb. 2002. Disponível em: http://www.nyu.edu/pages/classes/bkg/methods/netnography.pdf. Acesso em: 4 fev. 2022.

LANKES, Richard David. The Atlas of the New Librarianship. Cambridge: MIT Press, 2011.

LANKES, Richard David. The New Librarianship field guide. Cambridge; London: MIT Press, 2016.

LEIA Mulheres. Sobre nós. 2018. Disponível em: https://leiamulheres.com.br/sobre-nos/. Acesso em: 25 jan. 2022.

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de; SÁ, Jéssica Patrícia Silva de. Leia Mulheres BH: mediação de leitura e empoderamento feminino. In: FROTA, Maria Guiomar da Cunha; SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da; GOMES, Pablo (org.). Anais da 4a Jornada Científica Internacional da Rede Mussi: Mediações da informação, democracia e saberes plurais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2020. p. 336-350. Disponível em: https://remussi.org/wp-content/uploads/2021/04/Anais-4a-Jornada-da-Rede-Mussi-2019.pdf. Acesso em: 23 mar. 2022.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROCHA, Janicy Aparecida Pereira; GANDRA, Tatiane Krempser. Práticas informacionais: elementos constituintes. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 566-595, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28857/24217. Acesso em: 14 fev. 2022.

SÁ, Jéssica Patrícia Silva de. Ler e compartilhar na web: práticas informacionais de blogueiros literários. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VAFA-BBLHZZ/1/disserta__o_j_ssica_de_s_.pdf. Acesso em: 23 mar. 2022.

SÁ, Jéssica Patrícia Silva de. Estudos sobre blogs na Ciência da Informação. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 54-69, jan./mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/44828/22666. Acesso em: 14 fev. 2022.

SÁ, Jéssica Patrícia Silva de; BARBOSA, Andreza Gonçalves; FERREIRA, Emanuelle Geórgia Amaral. O Clube do Livro de Ribeirão das Neves como instrumento de mediação de leituras compartilhadas e pertencimento da comunidade. Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Juazeiro do Norte, v. 7, n. 3, p. 272-288, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/756/592. Acesso em: 14 fev. 2022.

SAVOLAINEN, Reijo. Everyday life information seeking: approaching information seeking in the context of “way of life”. Library & Information Science Research, Amsterdam, v. 17, n. 3, p. 259-294, 1995. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0740818895900489. Acesso em: 23 mar. 2022.

SAVOLAINEN, Reijo. Information behavior and information practice: reviewing the “umbrella concepts” of information-seeking studies. Library Quarterly, Chicago, v. 77, n. 2, p. 109-132, 2007. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1086/517840. Acesso em: 23 mar. 2022.

YUNES, Eliana. Pelo avesso: a leitura e o leitor. Letras, Curitiba, v. 44, p. 185-196, 1995. Disponível em: https://social.stoa.usp.br/articles/0037/3051/Leitura_e_leitorYUNES.pdf. Acesso em: 24 jan. 2022.

ZILBERMAN, Regina. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: Editora SENAC, 2001.

Publicado
2022-04-15
Cómo citar
FERREIRA, E. G. A.; BARBOSA, A. G.; SÁ, J. P. S. DE. Práticas informacionais em Clubes de Leitura: mediação, compartilhamento de leituras e trocas informacionais. Folha de Rosto, v. 8, n. 1, p. 83-103, 15 abr. 2022.
Sección
Artigos