Políticas públicas para bibliotecas escolares
construção de um programa para bibliotecas escolares na Secretaria de Educação em Juazeiro do Norte-CE
Resumen
Aborda uma reflexão sobre as políticas públicas para bibliotecas escolares, levando em consideração os aspectos sociais e políticos desse espaço. Apresenta um recorte histórico da biblioteca escolar, da educação brasileira e das políticas educacionais, bem como proporciona um diálogo conceitual sobre a temática em questão a partir dos autores utilizados como referencial teórico. Analisa a biblioteca escolar procurando compreender o seu contexto atual e suas múltiplas possibilidades de atuação, bem como sua função educativa como promotora social e cultural. O problema que norteia a pesquisa é compreender como tem se desenvolvido a atuação da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE no que se refere à proposição de políticas públicas para bibliotecas escolares. Neste sentido, o objetivo geral consiste em investigar como se dá as políticas públicas para bibliotecas escolares nesta Secretaria, visando propor um programa para estes espaços. Os procedimentos metodológicos da pesquisa classificam-se como descritiva e exploratória, quanto aos meios utiliza-se bibliográfica e documental, delimitando-se a estudo de caso. Em relação a natureza dos dados, este estudo se configura como quantitativo e qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados são questionários e entrevistas, já a análise dos dados será através da análise de conteúdo. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação apresenta diversas deficiências no que tange as políticas públicas para bibliotecas escolares, como: a ausência de políticas internas, a falta de um profissional bibliotecário, a falta de um sistema integrado de bibliotecas escolares, a utilização de forma inadequada das políticas existentes, dentre outras. Conclui-se que o Programa sugerido apresenta estratégias de atuação e organização para a biblioteca escolar, visando a instalação de um Sistema Integrado de Bibliotecas Escolares (SIBE), na cidade de Juazeiro do Norte.
Citas
Derechos de autor 2022 Folha de Rosto

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.