Comportamento e competência informacionais
duas perspectivas para um mesmo fenômeno
Resumen
Resgata a história do grupo de pesquisa ‘Comportamental e competência Informacionais’ iniciado nos anos 2000. O grupo possui duas linhas de pesquisa: estudo do comportamento informacional e estudos teóricos e aplicados da competência Informacional de comunidades de usuários de diferentes domínios em particular em contextos educacionais e acadêmicos e da vida cotidiana. Ao longo dos quase 22 anos de existência, o grupo dedicou-se a projetos de extensão e a realização de pesquisas nos âmbitos da graduação e pós-graduação strictu sensu, contribuindo com a formação de discentes, bibliotecários, educadores e novos pesquisadores. A descrição retrospectiva da jornada do grupo de pesquisa permite vislumbrar o alcance das ações, seja em nível individual – na formação e atuação de cada participante, seja em nível educacional e social, de como as atividades realizadas impactam os grupos alcançados, tanto aqueles que participaram diretamente das atividades, bem como daqueles que têm acesso à produção resultante dessa trajetória.
Citas
BASTOS, G. ; CASARIN, H. de C. S. Short Learning Programmes (SLP) for professional development: results from an international collaborative experience (UAb - UNESP). In: THE ONLINE, OPEN AND FLEXIBLE HIGHER EDUCATION CONFERENCE, 2019, Madrid. Proceedings of …, 2019. p. 299-308.
CAMPELLO, B. S. (trad. e org). Como utilizar a biblioteca na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
CASARIN, H. C. S. (Org.). Estudos de usuários da informação. Brasília: Thesaurus, 2014.
CASARIN, H. de C. S. (Org.) Usuários da informação e diversidade. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.
Derechos de autor 2023 Folha de Rosto
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.