Competência Leitora e Competência em Informação
abordagens transgressoras para a pesquisa e a extensão universitária em espaços de (in)formação e (des)informação
Resumen
Objetiva relatar a dinâmica do “Grupo de Pesquisa Competência Leitora e Competência em Informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação” certificado pelo CNPq, contemplando a flexibilização das atividades de pesquisas, estudos e formativas durante a pandemia da Covid-19. Especificamente, procura apresentar diretrizes do “Modelo das Competências Leitora e em Informação” atravessadas pelo letramento social e responsáveis pela sustentação teórica e prática deste Grupo de Pesquisa e, por conseguinte, identificar competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento da gestão colaborativa do trabalho remoto (teletrabalho), atendendo ao tripé da universidade “ensino, pesquisa e extensão”. Com uma pesquisa exploratória e bibliográfica, identificam-se etapas do plano de ação da “Rede de Estudos das Competências” da Universidade Federal do Espírito Santo, visando a democratização da informação e das ferramentas do teletrabalho. As etapas do planejamento democratizaram canais híbridos de comunicação para a comunidade interna e externa à universidade, bem como ampliaram as ações de (in)formação das competências perante o crescimento do fluxo da (des)informação. Os temas e direcionamentos do modelo das competências deram sustentação aos momentos de estudos e convergiram num conjunto de conhecimentos e atitudes essenciais ao modus operandi da Rede de Estudos do Grupo de Pesquisa. Portanto, a formação dos sujeitos autônomos em processos de recuperação, avaliação e compreensão crítica de diferentes leituras contempla a transgressão disciplinar da Ciência da Informação, sustentando metodologias amparadas pelas abordagens inter e transdisciplinares a fim de atender demandas informativas e educativas da sociedade e comunidade científica
Citas
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