GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS TÉCNICO-ACADÊMICAS

  • Carlos Henrique da Silva Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri - UFCA

Resumo

O artigo apresenta um estudo da gestão do conhecimento no contexto das bibliotecas técnico-acadêmicas. O objetivo da pesquisa é demonstrar como a gestão do conhecimento pode se desenvolver nas bibliotecas técnico-acadêmicas, da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e tornar-se uma ferramenta imprescindível para potencializar o aprendizado organizacional, o desenvolvimento e a competitividade, melhorando processos e produtos. Desta forma, para alcançar o objetivo proposto, apresentamos uma compacta revisão acerca da gestão do conhecimento e algumas de suas aplicabilidades nesse tipo de biblioteca. O estudo se caracterizou como uma pesquisa básica, de natureza descritiva e teórica, realizada por meio de pesquisa bibliográfica. Como resultado observou-se que a gestão do conhecimento emerge como uma ferramenta capaz de agregar valor às iniciativas realizadas pelas bibliotecas técnico-acadêmicas. Destarte, ela pode ser relevante quando aplicada ao contexto dessas bibliotecas através da dinâmica de suas ações visando promover uma cultura do conhecimento buscando-se resultados positivos com esta prática.

Biografia do Autor

Carlos Henrique da Silva Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

Mestrando em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Especialista em Pesquisa Científica, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasilia (UnB); Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado
2016-12-13
Como Citar
SOUSA, C. H. DA S.; RODRIGUES BERNARDINO, M. C. GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DAS BIBLIOTECAS TÉCNICO-ACADÊMICAS. Folha de Rosto, v. 2, n. Especial, p. 31-39, 13 dez. 2016.
Seção
Artigos