REISADO DE COURO: COMO MEU AVÔ BRINCAVA
Resumo
O reisado é uma manifestação folclórica típica do Nordeste brasileiro e sua tradição sintetiza a mistura da fé religiosa com o imaginário popular. Este trabalho objetiva o registro de como se brinca o reisado de couro, elencando todo o transcorrer dessa brincadeira, suas peças e seus personagens. O método empregado para a coleta de dados foi qualitativo fazendo uso da técnica de entrevista aberta, a partir dos relatos do Mestre de Reisado, também condecorado como Mestre da Cultura Cearense, o senhor José Aldemir Aguiar, conhecido como Mestre Aldenir. Como resultado, a partir de investigações acerca da literatura que explora o tema, extraiu-se das narrativas do Mestre Aldenir detalhes de peças e enredos e a descrição e simbologia das indumentárias. Como conclusão percebe-se as dificuldades de criação e manutenção dos grupos de Reisado de Couro, evidenciadas no desinteresse das novas gerações em aprender e manter a tradição e na ausência de políticas públicas de preservação dessa manifestação e a falta de incentivos financeiros.
Referências
AGUIAR, José Aldemir. Entrevista com o Mestre José Aldemir Aguiar. Crato, 2016. [comunicação verbal].
AMORIM, Goretti. Reisado de Couro. Texto retirado do material enviado ao Selo Unicef 2008. Disponível em: <http://www2.ifce.edu.br/miraira/Patrimonio/FolguedosBailados/Reisado/Barbalha%20-%20Reisado%20de%20couro.pdf>. Disponível em: 24 ago. 2016.
BARROSO, Osvaldo. Reisado: um patrimônio da Humanidade. Juazeiro do Norte: Banco do
Nordeste, Programa Tradição Cultural, 2008. Disponível em: http://www2.ifce.edu.br/miraira/Patrimonio/FolguedosBailados/Reisado/Barbalha%20-%20Reisado,%20um%20patrimonio%20da%20humanidade.pdf Acesso em: 24 ago. 2016.
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autentica, 2010.
MARINHO, Rosana Pereira; CHACON, Suely Salgueiro. A memória social como ferramenta de criação do patrimônio cultural: o caso do cariri cearense. In: XIV ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO. 2011. Maranhão. Anais eletrônicos: São Luis: UFMA, 2011. Disponível em: < http://rabci.org/rabci/node/160> Acesso em: 26 ago. 2016.
OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa
Qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias, 4 ed.v 2 n 3 . p 1-16, 2008. Disponível em: http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_004/artigos/educacao/pdfs/UM%20APANHADO%20TE%D3RICO-CONCEITUAL.pdf Acesso em: 26 ago. 2016.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.