Educação Antirracista no Ensino da Biblioteconomia
percepção discente
Resumo
Apresenta um estudo sobre a importância do ensino sobre as relações raciais brasileira na formação de bibliotecários (as). Afirma que as discussões sobre raça e racismo relacionadas à população negra, tem sido aos poucos inseridas nos currículos em Biblioteconomia. Articula como objetivo, a partir da perceção discente, analisar como o ensino das relações raciais pode contribuir para uma formação que promova à igualdade racial. Realiza pesquisa de cunho bibliográfico, exploratória e estudo de caso. Utiliza como instrumento de coleta de dados, o questionário aplicado a 15 discentes. Argumenta, a partir dos resultados, que os (as) discentes acreditam que a biblioteconomia necessita de estratégias de uma agenda antirracista no meio acadêmico e na socieddade em geral. Finaliza apontando a necessidade de uma discussão transversal que possa alcançar diferentes disciplinas na formação em Biblioteconomia.
Copyright (c) 2019 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.