O Fenômeno do Produtivismo Acadêmico na Percepção dos Docentes da Área da Ciência da Informação

  • Edilson Barbosa Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Luciana Ferreira da Costa
Palavras-chave: Produtivismo acadêmico, Percepção dos docentes, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Brasil

Resumo

Este estudo objetiva analisar a percepção sobre o fenômeno do produtivismo acadêmico pelos docentes do núcleo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação em funcionamento nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste do Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é bibliográfica e descritiva, pautando-se na abordagem qualitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados. Os dados obtidos são tratados e descritos à luz do arcabouço teórico. Como resultado, aponta que os docentes investigados, em sua maioria, percebem o produtivismo acadêmico como uma realidade de exigências de grandes proporções em suas atividades e que a ênfase recai nas questões quantitativas da produção científica. Conclui que a lógica produtivista altera o modo de vida dos docentes, confirmando que o produtivismo acadêmico pode afetar não apenas a performance no trabalho, mas reverberar em sérios problemas de saúde, a exemplo da ansiedade, do estresse e da síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional que são atualmente responsáveis pelo afastamento do trabalho por determinado período de tempo. Transtornos que podem ter se agravado mais ainda com a pandemia de COVID-19.

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Publicado
2021-09-14
Como Citar
BARBOSA FILHO, E.; FERREIRA DA COSTA, L. O Fenômeno do Produtivismo Acadêmico na Percepção dos Docentes da Área da Ciência da Informação. Folha de Rosto, v. 7, n. 2, p. 142-155, 14 set. 2021.
Seção
Artigos