Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Região Nordeste no período de 2013 a 2017

  • Ana Karolyne Nogueira de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Palavras-chave: Produção Científica, Bibliometria, Análise de redes de coautorias

Resumo

Por considerar a ciência em uma perspectiva acumulativa das produções e social nas relações de coautorias, esta pesquisa propõe, de modo geral, analisar os indicadores de produção e colaboração científica dos docentes dos sete programas de pós-graduação stricto sensu da região Nordeste em Biblioteconomia e Ciência da Informação, do período de 2013 a 2017, tendo como métodos a bibliometria e análise de redes sociais de coautoria. Busca colaborar com o entendimento, reconhecendo as características e a evolução da área, identificando as especificidades e os padrões, com o propósito de promover discussões, contribuições e reflexões sobre as produções da área. Trata de um estudo de caso, exploratório, analítico e descritivo, de levantamento de dados, cujo método utilizado é quanti-qualitativo, posto que, trata se de estudos métricos com resultados quantitativos de produção e qualitativos referentes a análises e interpretação dos resultados. Seu delineamento se caracteriza por ser bibliográfico. Decompõe a pesquisa em duas perspectivas, a primeira com foco de análise nas produções com os indicadores bibliométricos, na segunda, a análise da rede de coautorias. Por meio dos resultados, constatou-se que a maioria dos docentes são consideravelmente produtivos e colaborativos, evidenciando características e aspectos satisfatórios, bem como algumas das limitações e demandas nas produções. Ao final, considerou a importância do estudo e dos resultados sobre a produção dos docentes das pós-graduações da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também do produto apresentado neste trabalho.

Referências

Sem referências
Publicado
2022-09-16
Como Citar
SOUSA, A. K. N. DE. Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Região Nordeste no período de 2013 a 2017. Folha de Rosto, v. 8, n. 2, p. 342-343, 16 set. 2022.
Seção
Resumos de Dissertação