Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Região Nordeste no período de 2013 a 2017
Resumen
Por considerar a ciência em uma perspectiva acumulativa das produções e social nas relações de coautorias, esta pesquisa propõe, de modo geral, analisar os indicadores de produção e colaboração científica dos docentes dos sete programas de pós-graduação stricto sensu da região Nordeste em Biblioteconomia e Ciência da Informação, do período de 2013 a 2017, tendo como métodos a bibliometria e análise de redes sociais de coautoria. Busca colaborar com o entendimento, reconhecendo as características e a evolução da área, identificando as especificidades e os padrões, com o propósito de promover discussões, contribuições e reflexões sobre as produções da área. Trata de um estudo de caso, exploratório, analítico e descritivo, de levantamento de dados, cujo método utilizado é quanti-qualitativo, posto que, trata se de estudos métricos com resultados quantitativos de produção e qualitativos referentes a análises e interpretação dos resultados. Seu delineamento se caracteriza por ser bibliográfico. Decompõe a pesquisa em duas perspectivas, a primeira com foco de análise nas produções com os indicadores bibliométricos, na segunda, a análise da rede de coautorias. Por meio dos resultados, constatou-se que a maioria dos docentes são consideravelmente produtivos e colaborativos, evidenciando características e aspectos satisfatórios, bem como algumas das limitações e demandas nas produções. Ao final, considerou a importância do estudo e dos resultados sobre a produção dos docentes das pós-graduações da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também do produto apresentado neste trabalho.
Citas
Derechos de autor 2022 Folha de Rosto

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.