Revistas

  • Revista Biblio

    A Revista Biblio é um periódico de testes desenvolvido para ser utilizado pela turma da disciplina de Editoração do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

  • Cariri Agrário

    A Revista Cariri Agrário é um periódico vinculado ao Programa de Educação Tutorial do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (PET Agronomia/UFCA).

  • TARKA - Revista de Filosofia Intercultural

    A “TARKA - Revista de Filosofia Intercultural” é um projeto conjunto da Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI) e do curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com periodicidade semestral a partir de 2021. O objetivo desse periódico é fomentar publicações acadêmicas na área de Filosofia numa perspectiva intercultural. O escopo da revista abarca publicações que sejam (1) reflexões teóricas sobre interculturalidade e questões afins, bem como (2) temas filosóficos a partir de diversas matrizes culturais das muitas sociedades do mundo, sobretudo, a América Latina.

  • EntreAções: diálogos em extensão

    A Revista EntreAções: diálogos em extensão é um periódico vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a finalidade de divulgar projetos de extensão realizados por instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, buscando assim promover o diálogo entre a academia e a sociedade por meio de publicações nas mais diversas áreas do conhecimento.


    A Revista EntreAções é publicada semestralmente e os trabalhos podem ser submetidos a qualquer momento (fluxo contínuo), como artigos, relatos de extensão e entrevistas.


    Já disponível! 

  • ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA -

    Araripe é uma revista eletrônica de filosofia ISSN 2675-6897 com publicações semestrais pelo Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri  - UFCA. Qualis C. O nome que deu origem ao periódico é um vocábulo do idioma tupi-guarani, que significa, "o lugar onde o dia começa", ara (dia, tempo, mundo, claridade), ari (começo, nascimento), pe (em lugar,onde). Neste sentido, a revista já surge no amanhecer desta jovem universidade como um raio de luz viva e instantânea na difusão do conhecimento filosófico para a comunidade universitária do Cariri e do Brasil, com o intuito de publicar artigos originais, estudos críticos, resenhas e traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia. A revista pretende reunir  textos que contemplem  temas de Filosofia Antiga; Filosofia Medieval; Filosofia Moderna; Filosofia Contemporânea; Filosofia em Geral. A Araripe Revista de Filosofia propõe publicar volumes em fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). 


     

  • Kariri: Educação em Ciências e Matemática em Debate

    A Revista Kariri: Ensino de Ciências e Matemática em Debate é uma publicação eletrônica semestral, do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri, destinada a divulgar trabalhos previamente arbitrados e que abordem, preferencialmente, resultados de pesquisas e experiências didáticas que tenham como foco a sala de aula e que visem aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos científicos. Os artigos podem abordar questões voltadas à educação e alfabetização científica de alunos dos diferentes níveis de ensino, assim como aspectos e propostas da formação de professores e questões da interdisciplinaridade e ensino de ciências e matemática. São aceitos artigos que apresentem relatos de pesquisa e trabalhos teóricos. É também prevista uma seção para a publicação de artigos técnicos que apresentem propostas de metodologias e recursos a serem utilizados em atividades didáticas. Os trabalhos submetidos devem proporcionar reflexões acerca de temáticas relevantes para a busca de avanços na Educação em Ciências e Matemática.

  • Revista Pequi

    A Revista Pequi é uma iniciativa do Instituto Interdiscplinar de Cultura e Artes da UFCA que visa a publicação de trabalhos acadêmicos nas áreas de humanidades. 
  • Ciência e Sustentabilidade

    A revista Ciência e Sustentabilidade (ISSN 2447-4606) é fruto de uma construção coletiva de diversos atores que trabalham com a vertente do Desenvolvimento Regional Sustentável, sobretudo, no recorte territorial do Semiárido brasileiro. O referido periódico era desejo antigo da Universidade Federal do Ceará – Campus Juazeiro do Norte (atual Universidade Federal do Cariri – UFCA), a ideia foi amadurecida e o lançamento da primeira edição do periódico ocorreu no segundo semestre de 2015. Atualmente a revista é gerida pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS) e vinculada à UFCA e ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER).


     


    A classificação da revista Ciência e Sustentabilidade, para o quadriênio 2017-2020 é B1, nas seguintes áreas:



























































































     
      Título Área de Avaliação Classificação
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE CIÊNCIAS AMBIENTAIS B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE ENFERMAGEM B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE ENGENHARIAS I B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE ENSINO B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE GEOCIÊNCIAS B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE GEOGRAFIA B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE HISTÓRIA B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE INTERDISCIPLINAR B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE PSICOLOGIA B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE SAÚDE COLETIVA B1
    2447-4606 REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE SOCIOLOGIA B1


     


  • Folha de Rosto

    A ‘Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação’ é um periódico científico publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), através do Mestrado Profissional em Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A publicação tem por objetivo divulgar trabalhos inéditos que representem contribuição científica para o desenvolvimento de novos conhecimentos na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e áreas afins.


    As submissões para a Folha de Rosto: revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação são em fluxo contínuo.


    Periodicidade: Quadrimestral