O papel do conhecimento de si na apologética de Pierre Charron

  • Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani Pontifícia Universidade Católica PUC SP
Palavras-chave: Charron. Montaigne. Conhecimento de si. Apologética.

Resumo

No presente artigo pretendemos detalhar o papel do conhecimento de si no Les Trois Vérités de Pierre Charron. Por tratar-se de um autor ainda pouco conhecido em nosso país, iniciaremos nosso estudo com uma pequena biografia sua. Isto feito, procederemos a uma análise do status do autoconhecimento nos Ensaios de Michel de Montaigne, mais para demarcar as diferenças do que para assinalar as continuidades existentes entre os dois autores. Na sequência, exporemos a concepção de conhecimento de si charroniana tal como trabalhada no De la Sagesse. Finalmente, dedicar-nos-emos à análise do terceiro capítulo do Les Trois Vérités, onde Charron investiga as causas que levam alguns indivíduos ao ateísmo para, deste modo, libertá-los das amarras que os impedem de abraçar a fé.

Biografia do Autor

Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani, Pontifícia Universidade Católica PUC SP

Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2014), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2019) e Pós-Doutorado em Filosofia pelo LABÔ/PUC-SP (2022). É autor de "Limites da apologia cristã" (São Paulo: Garimpo Acadêmico, 2016) e "10 lições sobre Pascal" (Petrópolis: Vozes, 2017), além de capítulos de livros e artigos científicos. Suas pesquisas concentram-se sobre: cristianismo; apologética; ceticismo; filosofia política; século XVII. Atua como docente na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, na rede SESI de ensino, além de ser coordenador do Núcleo de Ateísmo e Apologética e pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos, ambos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia - LABÔ/PUC-SP.

Referências

ADAM, M. Études sur Pierre Charron. Bordeaux: Presses Universitaires, 1991.
CHARRON, P. Oeuvres. Tome I. Genève: Slatkine Reprints, 1970.
___________ . Les Trois Vérités. Genève: Slatkine Reprints, 1970.
___________ . De la Sagesse. Paris: FB Editions, 1891.
___________ . Pequeno Tratado da Sabedoria. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
KOGEL, R. Pierre Charron. Genève: Librairie Droz, 1972.
LOQUE, F. Ceticismo e religião no início da modernidade. São Paulo: Loyola, 2012.
MONTAIGNE, M. Les Essais. Bordeaux: Société des Bibliophiles de Guyenne, 1870.
______________ . Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras/Penguin, 2010.
ONFRAY, M. Contra-história da filosofia: libertinos barrocos. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
PASCAL, B. Pensamentos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
TOURNON, A. Montaigne. São Paulo: Discurso Editorial, 2004.
Publicado
2022-08-08
Como Citar
Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani. (2022). O papel do conhecimento de si na apologética de Pierre Charron. ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA - , 3(1), 46 - 57. https://doi.org/10.56837/Araripe.2022.v3.n1.917