Oficina de memória sensorial com idosos

relato de experiência

  • Moema Guimarães Motta Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Beatriz Fileme Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: Educação em Saúde, Memória, Saúde do Idoso

Resumo

O receio do processo de envelhecimento ser acompanhado de disfunções cerebrais que possam afetar a memória e a perda da autonomia dos indivíduos é queixa recorrente no campo da gerontologia. O interesse demonstrado por um grupo de idosos, integrantes do Grupo de Convivência Ativa Idade, pelo processo de construção da memória provocou as autoras a buscar métodos inovadores de abordagem e tratar a temática através do lúdico, objetivando atender ao interesse dos idosos sobre a memória e reforçar a importância da estimulação cognitiva. O tema foi trabalhado em um dos encontros da Oficina de Memória a partir da criação de um jogo denominado “Circuito Sensorial”.  Os desafios propostos pela competição lúdica permitiam ao jogador testar os cinco sentidos e também refletir sobre o processo de construção e acesso à memória individual. A experiência permitiu a desconstrução de algumas concepções equivocadas sobre o envelhecimento e a perda da memória, além de reforçar o valor das atividades de estimulação sensório-cognitivas.

Biografia do Autor

Moema Guimarães Motta, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Beatriz Fileme, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa- Universidade Federal Fluminense e Bolsista de Extensão- PROEX-UFF

Publicado
2021-02-03
Como Citar
MOTTA, M. G.; FILEME, B. Oficina de memória sensorial com idosos: relato de experiência. EntreAções: diálogos em extensão, v. 1, n. 2, p. 107-118, 3 fev. 2021.
Seção
Relatos de extensão