Responsabilidade social corporativa

estudo comparativo em empresa hoteleira e salineira com uso da contabilidade ambiental

  • Auris Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Adriana Martins de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Rosângela Queiroz Souza Valdevino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Pablo Marlon Medeiros da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Palavras-chave: gestão, socioambiental, meio ambiente

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar se uma rede hoteleira e indústria salineira do Rio Grande do Norte internalizam em sua responsabilidade social corporativa as ferramentas da contabilidade ambiental. Trata-se de uma pesquisa descritiva, um estudo de caso. Como resultados observou-se o uso de matérias primas renováveis. A reciclagem foi incorporada por uma das empresas estudadas, e outra embora não use o sentido do termo, entrega sacos de embalagem para empresa terceirizada. O orçamento foi identificado como ferramenta de gestão nas duas empresas, mas sem a segregação daquilo que é concernente ao meio ambiente dos demais elementos patrimoniais. O que chamou a atenção é a identificação do passivo ambiental. Como conclusões, O fato tem da coleta de dados ter sido entre 2014 até 2020 não apresentou mudanças acentuadas nas posturas corporativas que mereçam destaque, daí a contribuição de que o lapso de tempo deva ser refeito diante do novo Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade que certamente irá padronizar a divulgação das informações sobre responsabilidade social corporativa das empresas brasileiras à luz do que serão os relatórios mundiais através do International Sustainability Standards Board.

Biografia do Autor

Auris Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Contador e Auditor. Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (RS). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), com Especialização em Ciências Contábeis e Gestão Ambiental (UERN). Professor do Curso de Ciências Contábeis da UERN. Perito Contábil no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - TJRN, Tribunal Regional do Trabalho - TRT, FUNCITERN e Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Elaborador de itens do ENAD no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Editor Fundador da Revista EXTENDERE (Pró-Reitoria de Extensão - PROEX). Editor Fundador da Revista Conhecimento Contábil (UERN/UFERSA). Criador do Grupo de Pesquisas em Gestão, Finanças e Contabilidade (CNPq). Na gestão uerniana atuou como Pró-Reitor Adjunto de Administração, e Diretor Administrativo Interino na PROAD. No Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária CRUTAC (PROEX) foi Superintendente e Diretor. Na Diretoria de Desenvolvimento Social (DIRDES/PROEX) desempenhou a função de diretor. Na graduação chefiou o Departamento de Ciências Contábeis, e coordenou o Curso de Ciências Contábeis no Núcleo Avançado de Educação Superior de Macau (NAESM). Na pós-graduação coordenou o Curso de Especialização em Auditoria Contábil por três versões, Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial, e Curso de Especialização em Normas Internacionais de Contabilidade. Possui o Título de Honra ao Mérito em Ciências Contábeis pela Câmara Municipal de Mossoró-RN. 

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutorado em Administração pela Universidade Potiguar (UnP)

Publicado
2022-08-30
Como Citar
OLIVEIRA, A. M. DE; MARTINS DE OLIVEIRA, A.; QUEIROZ SOUZA VALDEVINO, R.; SILVA, P. M. M. DA. Responsabilidade social corporativa: estudo comparativo em empresa hoteleira e salineira com uso da contabilidade ambiental. EntreAções: diálogos em extensão, v. 3, n. 1, p. 67-78, 30 ago. 2022.