A Contabilidade na relação interdisciplinar

criando, recriando e adaptando instrumentos para o processo de trabalho em uma outra economia

  • José Raimundo Lima UEFS/PROFESSOR
  • Carolaine Santana dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
Palavras-chave: Contabilidade, Economia popular e solidária, Instrumentos de controle

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a possibilidade de criação de um instrumental de controle para sanar as necessidades das iniciativas de economia popular e solidária em gerir seus fluxos de caixa e de organizar os registros das receitas e despesas incorridas durante determinado período. Com efeito, informações qualitativas e quantitativas que representem a realidade dessas tipologias organizativas são fundamentais para que as associações autogestionárias e outras tipologias desenvolvam suas ações de controle e organização. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação da rotina de trabalho dos grupos autogestionários. As análises foram feitas com base na metodologia de pesquisa-ação, conforme Thiolent (2011), visando observar o que atualmente está sendo aplicado, enquanto instrumentos de elaboração para pensar o controle dos fluxos de caixa, e como esses registros são organizados até o período em que serão divididas as sobras. Inferimos, portanto, como resultados desta pesquisa, além da relevante contribuição para a relação universidade/sociedade, a possibilidade, ainda que em processo, de contribuir de forma direta para sanar as necessidades das iniciativas de economia popular e solidária em gerir seus fluxos de caixa e de organizar os registros das receitas e das despesas incorridas durante determinado período. Nesse sentido, destaca-se a relevância que as informações coerentes possuem nessas organizações para fundamentar a tomada de decisões. Com efeito, observou-se uma predisposição e disponibilidade do grupo em compreender cada instrumento sugerido, bem como de perceber sugestões de grande valia para a organização dos controles necessários para a boa autogestão econômico-financeira da atividade desenvolvida no projeto.

Biografia do Autor

Carolaine Santana dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bolsistas CNPq do Programa Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS.

Publicado
2020-07-15
Como Citar
LIMA, J. R.; SANTOS, C. S. DOS. A Contabilidade na relação interdisciplinar: criando, recriando e adaptando instrumentos para o processo de trabalho em uma outra economia. EntreAções: diálogos em extensão, v. 1, n. 1, p. 55-69, 15 jul. 2020.