Library mediation in the contexto of professional and technological education
an experience report
Abstract
Over the years, libraries have dealt with various social, cultural and informational configurations that have shaped perspectives on their importance and their role in the formation of individuals and society as a whole. Using the conceptual proposal of librarian mediation and establishing itself in the context of Vocational Education and Training, the present paper has as general objective to present an experiente report ot the mediation actions made in the Library José Luciano Pimentel, that belongs to the campus Cedro of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (Brazil). Discusses the concepts of Vocational Education and Training, Library
References
ABREU, Flávia Ferreira; DUMONT, Ligia Maria. Adolescentes e mediação da leitura em biblioteca escolar. Em questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 388-402, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245271.388-402. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/viewFile/102875/59066. Acesso em: 25 mar. 2021.
ALBUQUERQUE, Márcio Thiago dos Santos; PAIXÃO, Pablo Boaventura Sales. O Instagram como canal de interação entre as bibliotecas e os usuários da Universidade Federal de Alagoas. Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Juazeiro do Norte, v. 6, n. 1, p. 50-58, jan./abr., 2020. DOI: https://doi.org/10.46902/2020n1p50-58. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/475/431. Acesso em: 25 mar. 2021.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da Informação e da Leitura. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2007, Londrina. Anais […] Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277769128_Mediacao_da_Informacao_e_da_Leitura. Acesso em: 25 mar. 2021.
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo F. de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José (Orgs.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas formativas em Educação Profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional, [S.l.], v. 36, n. 2, p. 51-63, 2010. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/218/201. Acesso em: 23 mar. 2021.
BARROS, Diego Bil Silva. Mediação da informação em redes sociais: um estudo sobre a interação de usuários da Biblioteca Central UFPA no Facebook. 2018. 214f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/10711. Acesso em: 25 mar. 2021.
BEZERRA, Lucas Nogueira de Carvalho Bezerra; SILVA, C. Potter Week: ação cultural e incentivo à leitura através de uma experiência de imersão no universo Harry Potter. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais […] Fortaleza: Realize, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62103. Acesso em: 25 mar. 2021.
BORTOLIN, Sueli; CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman; SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Oralidade, mediação da informação e da literatura na escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Disponível em: http://hdl.handle.net/123456789/2839. Acesso em: 18 jun. 2021.
BRASIL. Decreto n. 84.631, de 9 de abril de 1980. Institui a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca” e do “Dia do Biblotecário”. Brasília: Presidência da República, 1980. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Atos/decretos/1980/D84631.html#:~:text=RESOLVE%3A,18%20de%20dezembro%20de%201966. Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Brasília, [2018]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: documento base. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Projeto pedagógico do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica. Cedro: IFCE, 2018. Disponível em: https://ifce.edu.br/cedro/campus_cedro/cursos/tecnicos/integrados/eletrotecnica/pdf/ppc-integrado-em-eletrotecnica-jul-2015.pdf/view. Acesso em: 25 mar. 2021.
CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/. Acesso em: 25 mar. 2021.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan./abr, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013. Acesso em: 25 mar. 2021.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os Faróis da Sociedade da Informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704/2109. Acesso em: 25 mar. 2021.
FACHIN, Juliana. Mediação da Informação na Sociedade do Conhecimento. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 1, n. 27, p. 25-41, jan./jun., 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/3096. Acesso em: 25 mar. 2021.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARIES ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Faróis da Sociedade da Informação: Declaração de Alexandria sobre Competência em Informação e Aprendizado ao Longo da Vida. Alexandria: IFLA, 2005. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/wsis/Documents/beaconinfsoc-pt.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, v. 2, p. 4-30, 2007. Disponível em: www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em: 23 mar. 2021.
OLIVEIRA, Andreia Silva de; SILVA, Carlos Robson Souza da. Criação e implementação de um modelo de desenvolvimento de Competência em Informação para a Educação Profissional: [relatório final]. Cedro: IFCE, 2018.
RASTELI, Alessandro; CALDAS, Rosângela Formentini. Percepções sobre mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira. Transinformação, v. 29, n. 2, p. 151-161, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-08892017000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/sT7BgvR9P7QbGhF4wK77Pyf/. Acesso em: 25 mar. 2021.
RASTELI, Alessandro; CAVALCANTE, Lídia Eugenia. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli, v. 19, n. 39, p. 43-58, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p43. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43/26577. Acesso em: 25 mar. 2021.
REIS, Maíra. Dicionário LGBT+ para você parar de passar vergonha na web. [S.l.: s.n.]. Disponível em: https://mairareis.com/dicionario-lgbt/. Acesso em: 25 mar. 2021.
SANTOS, Alessandro Soares dos; SILVA, Carlos Robson Souza da. Competência em Informação: análise de documentos nacionais e internacionais publicados entre 2015-2014. 2017. Comunicação oral realizada na IX Semana Acadêmica da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, da Universidade Federal do Cariri.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], v. 12, n. 34, p. 152-165, 2007. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.
SILVA, Armando Malheiro da. Mediações e mediadores em Ciência da Informação. Prisma.com, n. 9, p. 68-104, 2009. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2057/3098. Disponível em: 04 jan. 2022.
SILVA, Carlos Robson Souza da. Biblioteca híbrida: o QR Code e o movimento booktuber como recursos de promoção da literatura. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 1, p. 126-139, 2019. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1h. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/6299. Acesso em: 25 mar. 2021.
Copyright (c) 2022 Folha de Rosto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.