Mediação bibliotecária no contexto da educação profissional e tecnológica
um relato de experiência
Resumen
As bibliotecas lidaram ao longo dos anos com várias configurações sociais, culturais e informacionais que moldaram as perspectivas sobre sua importância e a atuação na formação dos sujeitos e da própria sociedade como um todo. Recorrendo a proposta conceitual de mediação bibliotecária e estabelecendo-se sob o contexto da Educação Profissional e Tecnológica, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar um relato de experiência das ações de mediação engendradas na Biblioteca José Luciano Pimentel do campus Cedro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, tendo como principal questionamento saber como essas ações influenciam na formação humana integral dos estudantes e futuros trabalhadores. Discute no referencial teórico os conceitos de Educação Profissional e Tecnológica, de Mediação Bibliotecária, Mediação da Informação, Mediação Cultural e Mediação da Leitura. Utiliza como metodologia o relato de experiência e como instrumento de coleta de dados a pesquisa documental e as histórias de vida dos pesquisadores. Relata a experiência de mediação bibliotecária em oito categorias: treinamentos da biblioteca, Semana do Livro e da Biblioteca, protagonismo estudantil, Faróis de Alexandria, projetos de pesquisa, exposições temáticas e redes sociais. Conclui que, apesar da proposta do conceito de mediação bibliotecária ser relativamente recente na área, ela pode ser utilizada como ferramenta para a intervenção do bibliotecário nas dimensões informacionais, culturais e leitoras do processo de interação dos sujeitos com os objetos e símbolo infoculturais.
Citas
ABREU, Flávia Ferreira; DUMONT, Ligia Maria. Adolescentes e mediação da leitura em biblioteca escolar. Em questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 388-402, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245271.388-402. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/viewFile/102875/59066. Acesso em: 25 mar. 2021.
ALBUQUERQUE, Márcio Thiago dos Santos; PAIXÃO, Pablo Boaventura Sales. O Instagram como canal de interação entre as bibliotecas e os usuários da Universidade Federal de Alagoas. Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Juazeiro do Norte, v. 6, n. 1, p. 50-58, jan./abr., 2020. DOI: https://doi.org/10.46902/2020n1p50-58. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/475/431. Acesso em: 25 mar. 2021.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da Informação e da Leitura. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2007, Londrina. Anais […] Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277769128_Mediacao_da_Informacao_e_da_Leitura. Acesso em: 25 mar. 2021.
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo F. de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José (Orgs.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas formativas em Educação Profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional, [S.l.], v. 36, n. 2, p. 51-63, 2010. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/218/201. Acesso em: 23 mar. 2021.
BARROS, Diego Bil Silva. Mediação da informação em redes sociais: um estudo sobre a interação de usuários da Biblioteca Central UFPA no Facebook. 2018. 214f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI), Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/10711. Acesso em: 25 mar. 2021.
BEZERRA, Lucas Nogueira de Carvalho Bezerra; SILVA, C. Potter Week: ação cultural e incentivo à leitura através de uma experiência de imersão no universo Harry Potter. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais […] Fortaleza: Realize, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62103. Acesso em: 25 mar. 2021.
BORTOLIN, Sueli; CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman; SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Oralidade, mediação da informação e da literatura na escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Disponível em: http://hdl.handle.net/123456789/2839. Acesso em: 18 jun. 2021.
BRASIL. Decreto n. 84.631, de 9 de abril de 1980. Institui a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca” e do “Dia do Biblotecário”. Brasília: Presidência da República, 1980. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Atos/decretos/1980/D84631.html#:~:text=RESOLVE%3A,18%20de%20dezembro%20de%201966. Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Brasília, [2018]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: documento base. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Projeto pedagógico do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Eletrotécnica. Cedro: IFCE, 2018. Disponível em: https://ifce.edu.br/cedro/campus_cedro/cursos/tecnicos/integrados/eletrotecnica/pdf/ppc-integrado-em-eletrotecnica-jul-2015.pdf/view. Acesso em: 25 mar. 2021.
CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/. Acesso em: 25 mar. 2021.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan./abr, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013. Acesso em: 25 mar. 2021.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os Faróis da Sociedade da Informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704/2109. Acesso em: 25 mar. 2021.
FACHIN, Juliana. Mediação da Informação na Sociedade do Conhecimento. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 1, n. 27, p. 25-41, jan./jun., 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/3096. Acesso em: 25 mar. 2021.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARIES ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Faróis da Sociedade da Informação: Declaração de Alexandria sobre Competência em Informação e Aprendizado ao Longo da Vida. Alexandria: IFLA, 2005. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/wsis/Documents/beaconinfsoc-pt.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, v. 2, p. 4-30, 2007. Disponível em: www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em: 23 mar. 2021.
OLIVEIRA, Andreia Silva de; SILVA, Carlos Robson Souza da. Criação e implementação de um modelo de desenvolvimento de Competência em Informação para a Educação Profissional: [relatório final]. Cedro: IFCE, 2018.
RASTELI, Alessandro; CALDAS, Rosângela Formentini. Percepções sobre mediação cultural em bibliotecas na literatura nacional e estrangeira. Transinformação, v. 29, n. 2, p. 151-161, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-08892017000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/sT7BgvR9P7QbGhF4wK77Pyf/. Acesso em: 25 mar. 2021.
RASTELI, Alessandro; CAVALCANTE, Lídia Eugenia. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli, v. 19, n. 39, p. 43-58, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p43. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43/26577. Acesso em: 25 mar. 2021.
REIS, Maíra. Dicionário LGBT+ para você parar de passar vergonha na web. [S.l.: s.n.]. Disponível em: https://mairareis.com/dicionario-lgbt/. Acesso em: 25 mar. 2021.
SANTOS, Alessandro Soares dos; SILVA, Carlos Robson Souza da. Competência em Informação: análise de documentos nacionais e internacionais publicados entre 2015-2014. 2017. Comunicação oral realizada na IX Semana Acadêmica da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, da Universidade Federal do Cariri.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], v. 12, n. 34, p. 152-165, 2007. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.
SILVA, Armando Malheiro da. Mediações e mediadores em Ciência da Informação. Prisma.com, n. 9, p. 68-104, 2009. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2057/3098. Disponível em: 04 jan. 2022.
SILVA, Carlos Robson Souza da. Biblioteca híbrida: o QR Code e o movimento booktuber como recursos de promoção da literatura. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 1, p. 126-139, 2019. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n1h. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/6299. Acesso em: 25 mar. 2021.
Derechos de autor 2022 Folha de Rosto
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Ao encaminhar textos à revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração, portanto, o autor não será cobrado pela publicação ou receberá nenhum tipo de pagamento ou pró-labore.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições serão permitidas mediante menção às fontes.